Parque do Povo concentra a estrutura do Maior São João do Mundo

Campina Grande, 21 de maio de 2009

O Parque do Povo é o quartel-general do Maior São João do Mundo de Campina Grande. Em 42 mil metros quadrados é montado toda a estrutura do evento como as ilhas de forró, os cenários reproduzindo Campina antiga, o palco principal e outras atrações. Veja a seguir todas as atrações:

Arraial Hilton Motta:
Conhecido por ser o palco principal do evento, é lá onde se apresentam artistas locais e atrações de renome nacional. É também onde ocorre o “Forró Fest”, festival que tradicionalmente revela novos artistas da música regional. Durante os 30 dias é considerado o maior palco do Nordeste.

Cidade cenográfica:
A cidade artesanal é composta pelas réplicas da Catedral de Nossa Senhora da Conceição, com 18 metros de altura, e do Cassino Eldorado,que teve seu auge durante o ciclo do algodão.Tudo onstruído em uma arquitetura semelhante à original.

Pirâmide:
Com o nome de Jackson do Pandeiro, em homenagem ao rei do ritmo,está localizada no centro do Parque do Povo e possui um espaço aberto e privilegiado pela extensão. Na Pirâmide se apresentam cantores, trios e bandas locais, além de quadrilhas e do casamento coletivo.

Vila Nova da Rainha:
A Vila Nova da Rainha é uma reconstituição da vila que deu origem à cidade de Campina Grande. Foi uma das primeiras praças de desenvolvimento econômico de Campina Grande,era no local onde homens que transportavam mercadorias e gêneros de primeira necessidade em lombos de burros acampavam,e que aos poucos foi se tornando ponto comercial.

Na festa ela está presente na forma de uma réplica, localizada na parte superior do Parque do Povo,onde encontram-se uma capela,um coreto e 15 casinhas. No interior destas casas o turista pode encontrar artesanatos confeccionados a partir das mais diversificadas matérias primas como madeira,estopa,bucha vegetal,sisal,barro,couro e tecido.

Rua da Imprensa:
Esse é um espaço reservado para a mídia e para os profissionais que fazem a cobertura jornalística da festa. Localizado na lateral direita da parte superior do Parque do Povo é dedicado as emissoras de rádio, TV e jornais que fazem a cobertura direto e ao vivo da festa.

Palhoças:
Também chamadas de Ilhas do Forrósão animadas por cerca de 90 trios durante os 30 dias. Normalmente os que procuram por elas e disputam um espaço lá dentro desejam dançar forró de verdade, o autêntico pé-de-serra.

Barracas:
Instaladas por todo o Parque,com diversas e criativas decorações,encontram-se também nas formas de pavilhões e quiosques,sendo no total mais de 200 opções para o visitante.Nelas é possível apreciar pratos típicos como pamonha, canjica, pé-de-moleque, bolo de milho, bode, buchada e tantas outras atrações da culinária regional.

Tablado:
Localizado no alto do Parque do Povo. Neste local os grupos de dança e as tradicionais quadrilhas se apresentam durante todas as tardes e noites numa bela exibição de alegria e cores.

Fogueira cenográfica:
Com incríveis 20 metros de altura, localizada na entrada superior do parque,é construída todos os anos à base de cola poliuretana e de tecido,o que à torna com aparência muito próxima à madeira original,essa fogueira já se tornou símbolo do Maior São João do Mundo.

Sítio São João:
Tendo como principal característica a originalidade, é construído no interior do evento, uma réplica perfeita em tamanho e nos objetos encontrados,de um sítio do interior do estado. Cada detalhe faz com que seja retratado para os costumes de um sítio do interior.

Os visitantes são convidados a uma viagem,conhecendo elementos das décadas de 20 e 30,quando a tecnologia ainda não influenciava tanto nos costumes,e a palavra-chave era simplicidade.Logo na entrada um carro-de-boi dá as boas-vindas e a animação fica por conta da banda de pífanos,de repentistas,emboladores de coco ou duplas de viola que se revesam durante as noites.A casa é construída com um material que imita a taipa, método de construção em que as paredes são feitas de barro ou cal e areia,com madeira como estrutura.

Dentro dela encontramos desde quadros com imagens de santos, a colchões de palha cobertos com chita, um tradicional oratório,bonecas de pano e adereços de crochê. Na cozinha a água é conservada num grande jarro de barro. No fundo da propriedade está localizada a casa de farinha onde é produzido – com instrumentos antigos,como prensa de tronco de aroeira ,roldana de madeira e prensa de tijolo – milhares de quilos de farinha de mandioca.

No sítio há também a bodega ou mercadinho, com produtos de verdade. Tudo o que se encontrava num comércio desse tipo na época: comida, utensílios de trabalho, artigos juninos para não fugir do clima, e claro,bem localizado por trás do balcão,a tradicional figura do bodegueiro.Vizinho à bodega fica o depósito de mangaios, que é o lugar onde se guardava tudo o que poderia ser utilizado pelos moradores. Por trás do Sítio pode-se observar um pequeno curral, com burros, galinhas e bodes,completando a viagem.Assim é o grande museu vivo do Sítio São João.

Comentários