O monumento dos Tropeiros da Borborema sintetiza a história

Campina Grande, 21 de maio de 2009

 Campina Grande faz jus ao título de Rainha da Borborema. A cidade, que nasceu como ponto de encontro de comerciantes do algodão vindos do sertão e da capital, possui atrações turísticas que misturam história e modernidade.

Às margens do Açude Velho, existe um monumento que homenageia os Tropeiros da Borborema, que tem relevante importância na fundação da cidade. Recentemente, foi inaugurada uma escultura em bronze retratando e homenageando Luis Gonzaga e Jackson do Pandeiro, que cantaram a cidade em suas músicas

A cidade tem ainda duas grandes feiras que cedem espaço para toda originalidade da cultura popular, a Feira da Prata e a Feira Central. Ainda no resgate da memória da cidade, a Antiga Estação Ferroviária faz lembrar todo o glamour do tempo áureo do comércio de algodão.

Hoje, no mês de junho, a Estação serve de ponto de partida para o “Trêm Forroviário”, que faz a ligação entre Campina Grande e o Distrito de Galante. O Distrito promove eventos bastante movimentados durante o São João.

O centro da cidade traz as formas geométricas do Cubismo em sua arquitetura. Nas ruas Maciel Pinheiro e Marquês de Herval encontram-se prédios, como o da Biblioteca Municipal, que evidenciam todo o charme dessa arquitetura.

Praças tradicionais como a da Bandeira e a Clemetino Procópio são pontos de encontro e de manifestações culturais.

Grandes espetáculos entraram em cena no palco do Teatro Municipal Severino Cabral. Além do Municipal, o Teatro Rosil Cavalcante que homenageia este que foi um importante compositor nascido na cidade. O teatro Elba Ramalho também é outro local de apresentações culturais em Campina Grande.

O Museu Histórico e geográfico de Campina Grande dedica-se ao desenvolvimento histórico, social e cultural de Campina Grande. Possui Fotografias, artigos, mapas, móveis, armas, veículos, jóias, bonecos e ferramentas organizados de forma a contar a história da cidade.

O Museu Luiz gonzaga conta com um acervo dedicado ao artista. Discos, fotos, roupas usadas pelo cantoe e compositor se encontram no local. Existe também, o Museu de artes Assis Chateaubriand conta atualmente com 474 obras, entre desenhos pinturas, esculturas, dentre outras. O acervo particular de Assis Chateaubriand, com 120 obras, pode ser visto no Prédio Histórico da Reitoria da UEPB.

Comentários