Saiba porque o São João com cachaça é uma boa mistura

Campina Grande, 29 de maio de 2009

 

Tendo como carro chefe os festejos juninos, a cultura paraibana é demonstrada em vários dos seus aspectos. Um deles, bastante apreciado pelos turistas é o da degustação de cachaça. A Paraíba é o segundo maior produtor de cachaça do país, com uma quantidade considerável de engenhos em cidades como Areia e Alagoa Nova.

Cada consumidor tem suas preferências quando o assunto é degustar. Uns preferem as mais adocicadas e brandas, outros as sem gosto e mais fortes, mas a maioria mesmo prefere aquelas artesanais, típicas da região. Vindo do Ceará, o estudante de engenharia Francisco Caubi foi logo apresentado a essa parte da cultura local. “Ao chegar por aqui, conheci algumas pessoas que me recomendaram as cachaças artesanais. Desde então sempre que posso aproveito para conhecer mais algumas” relata.

 

E para mostrar que aqui cachaça é assunto sério, tem a história de Emerson “Tenebra”, figura conhecida do cenário alternativo da cidade. Em 2005 ele começa a produzir artesanalmente sua própria cachaça, que leva o nome de “Misteriosa do Encantado”. A bebida cai no gosto popular, e todos os  ano ele monta um quiosque no Parque do Povo. “No começo era apenas pra consumo próprio, mas depois insistiram para eu produzir mais, e a coisa acabou aumentando” diz ele. E o que para ele havia começado como uma brincadeira, hoje se transformou em um comércio de mais de 3000 garrafinhas da bebida por São João. E neste ano terá montado em seu bar, o “Poco Loco”, localizado na rua principal do Parque do Povo, um esquema de isolamento que aumentará a segurança para os seus freqüentadores, além de apresentações musicais de artistas da região.

 

Ao visitar o Maior São João do Mundo, não deixe também de conhecer um dos traços da cultura paraibana, que vem engarrafada pra fazer sua festa, mas sempre se preocupando com a moderação.

Comentários