Hospedagem alternativa durante o São João

Campina Grande, 29 de maio de 2009

Durante os festejos junino Campina Grande recebe um grande número de turistas, que lotam a cidade. É comum ao acabarem as vagas em hotéis e pousadas a procura de hospedagem alternativa. Uma das opções mais procuradas é a locação de casas e apartamentos.

A Prefeitura Municipal, através da Coordenação Municipal de Turismo, inscreveu os imóveis para a locação durante o São João. Para realizar o cadastro, o proprietário do imóvel bastava apresentar a cópia do CPF, RG, comprovante de residência e o comprovante de pagamento de no mínino a primeira parcela do IPTU 2009.

O imóvel é liberado após a inspeção da Gevisa (Gerencia de Vigilância Sanitária), que verifica se a mesma dispõem de boas condições para a locação. A lista dos imóveis aprovados é divulgada pela PMCG e disponibilizadas para os turistas interessados.

A cerca de cinco anos a Farmacêutica Roberta Vanina aluga a sua casa no período junino. Atraída pela questão financeira, a locação do seu imóvel é um complemento na renda familiar. “O perfil dos interessados na hospedagem alternativa, em geral são turistas atraídos pela dimensão cultural da festa, formados por grupos de familiares que dispensam a formalidade de hotéis e pousadas, geralmente a data mais procuradas é o final de semana que antecede o São João ou o feriado, em média são cinco dias, que custa por volta de 2 mil reais” segundo ela.

O contrato neste tipo de locação é de suma importância, nele é necessário constar o valor a ser firmado, as datas escolhidas, em caso de desistência o proprietário fica com alguma garantia de recebimento de metade do valor cobrado, e se houver algum dano ao imóvel, e gastos como água e energia. O pagamento é dado 50% do valor combinado de entrada e os outros 50% no termino da locação. “Nem sempre vale a pena ausentar-se do conforto do seu lar, para alugar o seu imóvel, pois quebra a rotina da sua família” diz a farmacêutica.

Por mais que seja trabalhoso ter que passar o feriado de São João distante de sua casa, o esforço é compensado com uma grata bonificação pelos serviços prestados.

Comentários