Festa Junina tem que ter comidas típicas

Campina Grande, 29 de maio de 2009


.

Dançar, festejar e comemorar a festa junina é muito legal, mas se tiver uns comes e bebes fica melhor ainda. O Maior São João do Mundo, acontece em Campina Grande no mês de Junho que é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados a essa grande festa, são feitos deste alimento. Pamonha, canjica, milho cozido, pé-de-moleque, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos da grande variedade do cardápio junino.

Grandes chefes gastronômicos inovam essas receitas com milho, dando um ar de criatividade e bom gosto. Sentar se à mesa e saborear as comidas não é só um costume e sim um reflexo de toda a cultura nordestina.

 Além de alegrar toda a população paraibana, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam Campina Grande para acompanhar os festejos. Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos.

Pensando nisto, indicamos uma receita prática e simples de fazer:

Pé-de-moleque

Ingredientes

    * 1 kg de amendoim descascado, torrado e moído grosseiramente
    * 1 peça de rapadura
    * 1 colher (sopa) de manteiga

Modo de fazer

Corte a rapadura em pedaços. Coloque-os em uma panela com água suficiente para cobri-los. Deixe ferver até desmanchar bem, formando um melado. Vá mexendo em fogo brando até o ponto de bala. Coe em uma peneira de aço e volte ao fogo. Em seguida, junte o amendoim e a manteiga e desligue o fogo. Mexa bem com uma colher e despeje em mármore ou numa forma untada. Quando já estiver um pouco mais frio e consistente é só cortar em quadradinhos.

Comentários