Você conhece o Clube do Repente de Campina Grande

Campina Grande, 5 de junho de 2010

Poetas e admiradores da poesia popular prestigiam as reuniões do Clube

Segundo o dicionário da língua portuguesa “repente” quer dizer “movimento espontâneo, inesperado, repentino, súbito”. E foi assim batizada uma forte tradição nordestina. O repente é a mistura de música com poesia, e tem como principal característica o improviso.

O repente é um desafio, daí o nome, porque os versos são criados “de repente”. Segundo o repentista Sebastião Dias, ele pode ser dividido em dois: “quando é acompanhado pela viola é chamado de cantoria; e se for acompanhado pelo pandeiro, é coco de embolada”.

Atualmente, este gênero vem passando por transformações, como tantos outros, e foi com o objetivo de manter viva esta tradição que o poeta e radialista Iponax Vila Nova criou a “Associação Clube do Repente”. O projeto existe há três anos e meio, e tem como finalidade reunir os melhores repentistas da região Nordeste.

Toda primeira quinta-feira de cada mês, a partir das 20h, o restaurante “Vila Antiga”, localizado no Centro de Campina Grande, se transforma num “pé de parede” – como se costuma chamar o palco usado para mostrar esta arte – para receber grandes declamadores. Para se apresentar no mês do Maior São João do Mundo foram convidados o piauiense Edmilson Ferreira e Sebastião Dias, natural do Rio Grande do Norte, que estão entre os dez maiores cantadores do Brasil.

De acordo com Iponax, o clube é um espaço permanente para divulgar essa arte e a qualidade das apresentações é o mais importante: “os repentistas que se apresentam hoje, só tocam aqui no próximo ano, e acompanhados por outros repentistas, as duplas não se repetem”.

As apresentações são abertas ao público, mas a maior parte dos presentes é composta pelos sócios. Cada sócio paga uma taxa mensal de R$30 e tem direito de levar um acompanhante. Iponax garante que a maioria das pessoas que assistem ao show pela primeira vez, já voltam como sócios.

O clube já conta com mais de cinqüenta associados de todos os estados do Nordeste, entre eles estão os músicos Amazan, Ton Oliveira e o poeta Ivanildo Vila Nova. Uma das mais novas associadas é a estudante e poetisa Helena Cardoso, que participa do clube há um ano, mas há três meses decidiu se associar. Para ela, o clube é “um espaço onde se faz amigos, se troca ideias, divulga seu trabalho e conhece o de outras pessoas. É também uma forma de continuar uma cultura que está se perdendo, porque atualmente não se valoriza a cantoria”.

O público vibra a cada repente e interage o tempo todo com os cantadores, sugerindo motes (os temas que devem encerrar cada uma das estrofes). Um deles sugerido na cantoria da última quinta, dia 3, foi: “comparado aos políticos de hoje em dia, lampião foi honesto até demais”.

A próxima cantoria acontecerá no dia 1° de julho, com mais uma dupla de cantadores de alto nível. Para se manter informado sobre o Clube do Repente acesse o blog: http://clubedorepente.blogspot.com/ , lá você encontra os trabalhos e a história dos maiores repentistas nordestinos.

E se você não quer esperar um mês para conhecer o trabalho desses artistas, pode assistir ao projeto “Cantoria de Viola”. Realizado durante o Maior São João do Mundo e organizado por Iponax Vila Nova, em parceria com a Prefeitura Municipal de Campina Grande, o projeto está na 8ª edição. Ele acontece toda sexta, sábado e domingo, até a primeira semana de julho, na Vila da Imprensa, localizada no Parque do Povo.


Comentários