As “vuvuzelas” na Copa do Mundo e no São João de Campina

Campina Grande, 24 de junho de 2010

Parque do Povo durante os jogos da Seleção, vuvuzelas e torcedores

Durante o mês de junho, o barulho dos fogos de artifício, pode até incomodar, mas nada se compara ao som produzido pelas vuvuzelas (cornetas sul-africanas), incorporadas ao universo junino por causa da Copa do Mundo. O instrumento caiu no gosto popular, mas vem causando polêmica: enquanto anima a festa de uns, tem tirado o sono de outros.

 

É no Parque do Povo, palco do “Maior São João do Mundo”, que o barulho das cornetas se mistura ao som frenético do forró, onde o torcedor é forrozeiro e vice-versa, numa combinação perfeita. Lá estão sendo exibidos os jogos da Seleção Brasileira, bom para os vendedores ambulantes, que estão apostando na venda do item.

 

Contudo, o clima gerado pelos dois eventos tende a amenizar a intolerância ao barulho provocado pelas vuvuzelas, o que gera alguma aceitação, mas é sempre bom alertar que o uso inadequado do instrumento pode ser prejudicial. Portanto, se divirta, faça barulho, torça, irrite os seus colegas, mas não esqueça o essencial: precaver-se.

 

O uso indiscriminado da corneta pode causar danos à saúde, contribuindo para o surgimento de problemas auditivos – que podem variar de moderado a grave, a disseminação de doenças –  como irritação e cansaço mental, razões pelas quais as vuvuzelas sofreram varias tentativas de proibição. Portanto, é preciso tornar o seu uso moderado e racional, a fim de evitar tais problemas.

 

Comentários