WEB TV: Troféu Gonzagão consagra artistas do NE

Campina Grande, 1 de junho de 2011

Na ultima quarta-feira (25), aconteceu a entrega do Troféu Gonzagão, concedido  pela Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), através do Serviço Social da Indústria (SESI), e do Centro de Ortodontia Integrado, àqueles que se destacaram no apoio à cultura nordestina. A confraternização foi realizada no Centro de Convenções da FIEP, em Campina Grande, congregando artistas, empresários e políticos.

Depois de homenagear Luiz Gonzaga, o ” Rei do Baião”, e Jackson do Pandeiro, o” Rei do Ritmo”, a terceira edição destacou a musicalidade da cantora Marinês, a “Rainha do Xaxado”. Marcos Farias e Celso Othon, filhos da cantora Marinês, Elba Ramalho, Antônio Barros e Cecéu, Genival Lacerda, Flávio José, Alcymar Monteiro, Os três do Nordeste foram alguns dos premiados. Outros artistas como Amazan, Assisão, Beto Brito e Biliu de Campina, também marcaram presença.

O Troféu Gonzagão foi lançado em 2009, através da iniciativa dos proprietários do Centro de Ortodontia Integrado, Rilávia Cardoso e Ajalmar Maia, e do presidente da FIEP, Buega Gadelha. O evento prima pela valorização da cultura nordestina, seus artistas e a musicalidade regional, integrando o calendário de eventos de Campina Grande, sendo, inclusive, reconhecido nacionalmente.

O Prefeito de Campina grande, Veneziano Vital do Rêgo, destacou a importância do evento e a justa homenagem à Marinês. Segundo ele, sua ausência deixou uma lacuna.  “Eu tive a aventura, entre os anos de 2005 e 2006, de ter uma proximação com Marinês e me encantei”, afirmou o prefeito.

O projeto é um marco na história da música brasileira, refletindo a riqueza cultural nordestina e a pujante produção musical dos artistas da região, destacando a trajetória artística dos que investem na cultura, contribuem com os seus talentos, cantam e tocam a música tradicional. Confira!

SOBRE A CANTORA MARINÊS

Inês Caetano de Oliveira (Marinês), nasceu em São Vicente Férrer, interior do Estado de Pernambuco, em 1935, mas mudou-se para a Paraíba na infância. Em terras paraibanas cultivou a sua musicalidade, que britou e deu frutos. Tornou-se ícone e sinônimo da força, da presença marcante da mulher no cenário musical nordestino.

Em parceria com seu esposo, Abdias, e o Cacau, zabumbeiro, iniciou sua carreira na banda “Patrulha de Choque do Rei do Baião” que abria os shows de Luiz Gonzaga. A consagração de sua carreira veio com a formação da banda “Marinês e sua gente”, quando gravou o seu primeiro disco, em 1956. Marinês faleceu em Recife no dia 14 de maio de 2007, quando se recuperava de um AVC. Seu legado musical entrou para a história da música nacional.

Twitter: @webtvjunina | E-mail: webtvjunina@gmail.com

Comentários