Comerciantes vivem expectativa de vendas

Campina Grande, 2 de junho de 2011

 

Conversamos com a comerciante Antonia Genuária dos Santos, ou melhor, Toinha, que além da Cantina da Antonia, do Departamento de Comunicação Social da UEPB, também mantém há anos sua barraca de caldinhos no Parque do Povo, a barraca “Amor aos Pedaços” e nos concedeu uma entrevista, falando sobre suas expectativas para o São João 2011.

RJ: Há quanto tempo você negocia no Parque do Povo e quando foi a primeira vez que você trabalhou nos festejos juninos?

Toinha: Sozinha eu negocio há oito anos, mas este já é o 13º São João em que vou trabalhar. O primeiro São João que trabalhei foi com um irmão, em 1993. Naquele ano trabalhamos depois da pirâmide, direcionado ao palco [Arraial Hilton Motta], mas eu não achei interessante trabalhar lá devido ao tumulto, o excesso de pessoas, resumindo, é mais complicado. Antes da Pirâmide é mais tranquilo de se trabalhar e novamente irei atender lá.

RJ: Como você classifica a inspeção da Vigilância Sanitária a todos os comerciantes?

Toinha: É boa e muito válida e nos faz ter mais empenho e cuidados, porém já vimos que às vezes não há uma fiscalização rígida para todos. Não podemos, por exemplo, as mulheres estarem de unhas pintadas, acessórios, maquiagem, perfumes, para não acabar contaminando as comidas, mas não é difícil ver pessoas usando tudo isso, nas barracas dos microempresários há muito mais exigências do que para os grandes, na minha opinião, acredito que deveria ser algo igual para todos e não vejo isso.

RJ: Para esse ano, você deverá estar atendendo no mesmo local? Quais são os atrativos da sua barraca, e quais os pratos que você vai oferecer?

Toinha: Sinceramente este ano eu nem sei se estaremos mesmo local, ainda será definido, mas eu espero que sim. Este ano novamente eu oferecerei caldos e as inovações acontecem à medida que os clientes nos fazem cobranças e sugestões. Se a sugestão que o cliente nos faz é boa, seguramente vou procurar trazer aquilo o mais rápido possível.

RJ: Qual a expectativa dos vendedores para esse ano?

Toinha: Só espero que seja melhor que o ano passado [risos].

RJ: Na sua opinião, no ano passado houve algum problema na organização?

Toinha: Não seria bem um problema, mas algo que não nos agradou foi o fechamento de uma das descidas para o Parque do Povo, essa descida só foi aberta há menos de uma semana para acabarem as festas, e espero que esse ano não seja fechada essa escada que dá acesso a nossa barraca. Pois os clientes tinham que dar uma grande volta para chegarem ao setor onde muitas barracas estavam, isso acabou nos prejudicando

RJ: Você tem muitos clientes “fiéis”?

Toinha: Graças a Deus sim, por exemplo, se você for conhecer nossa barraca este ano esperamos sua volta no ano seguinte [risos]. Há pessoas que desde o nosso primeiro ano no Parque do Povo sempre voltam para comprar conosco, é algo muito gratificante, inclusive tem clientes que vão até nossa barraca por indicação de outros, ou seja, além de irem levam mais pessoas para conferir o nosso produto, isso é muito bom.

RJ: Qual o diferencial para atrair novos clientes?

Toinha: Eu costumo dizer que as pessoas que vão para as festas não precisam do nosso serviço, mas nós precisamos do cliente e um dos nossos diferenciais é o bom atendimento, nós procuramos além da qualidade, agradar as pessoas, pois se hoje você não atender bem, e além de tudo oferecer um produto, no nosso caso, um caldinho que não seja de boa qualidade, vamos perder não só o cliente que veio até nossa barraca, mas os amigos dele pela propaganda “boca a boca”.

RJ: Quantos dias vocês irão funcionar este ano?

Toinha: Todos os dias, vai ser uma maratona do dia 3 de junho até 3 de julho, assim como o São João.

RJ: Desde já agradecemos pela entrevista e aproveite para fazer um convite aos clientes novos e antigos.

Toinha: Quando começar o Maior São João do Mundo, procurem a nossa barraca, “Amor aos Pedaços”, próximo à Vila da Imprensa, ou como todo mundo conhece, a “Barraca de Toinha”, obrigado.

RJ: Repórter Junino, A Notícia no ritmo do São João!

Edição: Walter Miro

Comentários