Edney Silvestre da Globo no Folkcomunicação

Campina Grande, 2 de junho de 2011

A conferência de encerramento do 8º Seminário Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular, promovido entre 9 e 10 de junho pelo Departamento de Comunicação Social (DECOM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), será proferida pelo jornalista da Rede Globo de Televisão Edney Silvestre.  “Como se trata de um repórter especial da Globo, mesmo manifestando interesse em participar do evento desde o ano passado, somente ontem é que conseguimos confirmar a sua participação”, diz o coordenador do evento Luiz Custódio da Silva.

Aberta ao público, a palestra acontecerá às 18h do dia 10, no Teatro Rosil Cavalcanti, no complexo do Parque do Povo, em Campina Grande. “Termos a presença do Edney Silvestre é da maior importância, considerando a qualidade do trabalho e a contribuição que ele tem dado a nós jornalistas e brasileiros para compreender a complexidade desse imenso território e, em particular, a riqueza de nossa cultura”, afirma a diretora de jornalismo da Globo Nordeste Jô Mazzorolo que fará a apresentação do conferencista.

A carreira de Silvestre no jornalismo começou nas revistas Manchete e O Cruzeiro, passando pelo jornal O Globo e TV Globo, onde se encontra desde o início dos anos 1990. Nesse período se tornou um dos mais importantes correspondentes internacionais do país, destacando-se pela série de reportagens que produziu sobre o atentado de 11 de setembro aos Estados Unidos e as matérias publicadas acerca de Cuba e do Oriente Médio, transformadas no livro de crônicas e memórias “Outros tempos”.

Voltando ao Brasil, Edney Silvestre deu ênfase a um trabalho que tem dedicado ao exercício da cidadania. Há um ano, com os jornalistas Marcelo Canellas e Neide Duarte, criou e apresentou o programa Brasileiros da Rede Globo que viajou pelo país, mostrando o exemplo de pessoas que contribuíram para mudar a vida de várias comunidades. Nesta quarta-feira (1º), o programa foi o vencedor do Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo de 2010. “Se eu fechar os olhos agora”, livro de estréia de Silvestre que é também apresentador do programa “Espaço Aberto Literatura” da Globo News, recebeu duas premiações importantes no ano passado – o Prêmio São Paulo de Literatura na categoria autor estreante e o Prêmio Jabuti de melhor romance.

Além de participar do seminário, Edney Silvestre conhecerá o Maior São João do Mundo. “Quando falamos na importância do evento e de sua realização em pleno festejo junino, durante workshop que o Edney ministrou na Globo Nordeste, prontamente ele fez questão de participar e de aproveitar a oportunidade para ver de perto o que sempre ouviu falar como uma das maiores festas populares deste país”, afirma o editor de jornalismo da TV Paraíba Carlos Siqueira.

A vinda de Silvestre resulta de convite da afiliada da Rede Globo e do patrocínio da Globo Nordeste, parceiros do seminário desde o início. Em 2009, a sexta edição do evento prestou homenagem ao Forró Fest, em reconhecimento à contribuição do festival para a valorização da cultura e da produção artística e musical regional. No ano passado, o programa Globo Universidade foi destaque durante o XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste (Intercom/NE 2010), promovido em Campina Grande pela UEPB, juntamente com a sétima edição do seminário. Veja a programação e leia também que o Folkcom prorrogou inscrições de trabalho.

 

 

Comentários