Festa no lançamento do RJ 2012

Campina Grande, 30 de maio de 2012

O Departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba se transformou em um verdadeiro arraiá, na noite desta terça-feira (29), para o lançamento da oitava edição do “Repórter Junino”, projeto de extensão do DECOM/UEPB, coordenado pelos professores Águeda Cabral, Arão de Azevedo e Fernando Firmino. O pró-reitor de Planejamento, professor Rangel Junior, representou a reitora Marlene Alves no evento e destacou a importância do projeto como campo de atuação para os futuros profissionais da Comunicação que estudam na UEPB e afirmou que, diante da relevância da iniciativa, ele deveria se expandir e passar a ser executado além do período junino.

A festa de lançamento do projeto contou com a presença de diversos artistas locais, a exemplo de Massilon Gonzaga, do poeta Rui Vieira, os emboladores Lua nova e Condor, além da animação contagiante de Sussa de Monteiro. Durante o evento também houve a gravação do primeiro programa “Gente Nossa”, que visa preservar a memória cultural dos artistas da música paraibana e nordestina. O personagem do programa foi o cantor Massilon Gonzaga. “Estou orgulhoso por ter participado do projeto, principalmente pelo amor que dedico à música. Reviver minhas conquistas e ter meu trabalho documentando nos anais da faculdade me faz feliz por contribuir para a cultura”, frisou o artista.

O “Repórter Junino” tem como objetivo orientar os alunos para a prática jornalística. Segundo Águeda Cabral, “os coordenadores estão muito envaidecidos com o crescimento do projeto ao longo dos anos e pela forma de trabalho da equipe”. Em 2012, foram selecionados 60 alunos para participar da extensão. “Com esse crescimento e empenho dos alunos, esse ano o projeto será sucesso novamente”, projetou Águeda.

O Chefe de Departamento de Comunicação, professor Orlando Ângelo, destacou que “o Repórter Junino é muito importante para o curso de Jornalismo, pois busca a área do fazer jornalístico, e projetos como esse proporciona interesse aos estudantes, além de incentivar a cultura nordestina”. Pensando na próxima edição, ele garantiu que “em 2013 o projeto terá mais novidades, contando com maior apoio e com melhores condições de trabalho, sempre buscando inovações e armações para aumentar o crescimento do projeto”.

Outros projetos se agregaram ao Repórter Junino, como o “Gente Nossa”.  O projeto vinha sido amadurecido há anos, com a perspectiva de difundir a cultura popular na vertente da música e poesia e foi agregado ao Repórter Junino pela efervescência com a qual é vivido o mês de junho. O programa será hospedado no site do Repórter Junino por uma configuração de um programa de rádio na web.

Fonte: Site UEPB
Com colaboração de Mikaely Batista

Imagens:  Repórter Junino

Comentários