XV Folkcom realiza seis oficinas na CESREI

Campina Grande, 6 de junho de 2012

Dentro da programação da XV Conferência Brasileira de Folkcomunicação (Folkcom 2012) realizada pelo Departamento de Comunicação Social da UEPB, foram ministradas seis oficinas por figuras importantes do universo acadêmico.

As oficinas aconteceram na tarde desta quarta-feira das 14h ás 17h na Faculdade CESREI e abordaram temas como: Gestão de Empreendedorismo de Projetos Culturais, Atividades Rítmicas e Danças Folclóricas na escola, Vídeo Popular e Alternativo, Pauta em Jornalismo Cultural, Produção Multimídia em Jornalismo Comunitário e Cultura Popular na Extensão Universitária.

Vários palestrantes estiveram presentes, a exemplo de Dione Peña Zanatta que veio de Porto Alegre especialmente para o Folkcom. Ela ministrou a oficina de Atividades Rítmicas e Danças Folclóricas na escola. “Espero contribuir dando enfoque ao assunto relacionado à dança como algo não só físico, mas também cultural”, informou.

O coordenador de programação da TV UFPB, Júnior Pinheiro, ministrou a oficina “Vídeo Popular e Alternativo”, ele afirmou que “o barateamento dos dispositivos tecnológicos proporcionou que o vídeo se tornasse um meio de comunicação alternativo de baixo custo, permitindo mostrar em algumas comunidades a realidade positiva através do audiovisual”.

Além dos alunos de Comunicação Social da UEPB, estudantes de outras universidades também participaram das oficinas. Como é o caso das alunas de Turismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Natasha Souza e Luciana Costa que vieram para a oficina “Cultura Popular na Extensão Universitária”. Segundo Natasha é muito importante participar desses minicursos porque “tudo o que fazemos engloba cultura”.

Para o coordenador geral do Folkcom, Luiz Custódio da Silva, “A Folkcomunicação é importante porque visa informar as pessoas sobre a forma de expressão do povo através das manifestações populares”. A solenidade de abertura da XV Conferência Brasileira de Folkcomunicação, acontecerá na noite de hoje no Teatro Paulo Pontes. Confira a programação completa do evento através do site www.reporteruniversitario.com.br.

Edição: Roberta Lucena

Imagens: Leila Epaminondas 

Comentários