Os Três do Nordeste: forró que atravessa gerações

Campina Grande, 15 de junho de 2012

Gravação Gente Nossa com o trio

O trio teve inicio no ano de 1962, batizado inicialmente como Trio Luar do Sertão, fundado por Parafuso, Zé Cacau e Zé Pacheco. No início da carreira o trio tocava na rua para ganhar dinheiro, até que Jackson do Pandeiro, amigo de longa data de Parafuso, convidou o trio para ir participar de uma seleção para substituir o trio principal da gravadora CBS, onde fizeram a primeira gravação alcançando muito sucesso com a música “Forró de tamanco”.

Já em 1972, o trio passou a ser integrado por Erivan Alves, Mestre Zinho e o Parafuso e, desde sua criação, já vivenciou cinco formações. O único que continua é o Parafuso.

Foi a partir do LP nomeado “É proibido cochilar” que o trio começou a ganhar fama e sucesso em toda região Norte e Nordeste. Depois foi lançado o segundo LP, intitulado “Forró pra juventude”, já em 1977 o trio Os Três do Nordeste lançou o LP nomeado “Pode cochilar” e, na década de 80, emplacou com o sucesso “Água na boca”, na trilha sonora da novela global Tieta.

Em toda a trajetória dos Três do Nordeste já foram gravados vários CDS, DVDS E LPS, o sucesso conquistado pelo grupo que já fizeram e fazem parte do trio foi e continua sendo muito grande. O trio já gravou sucesso de composições de músicos a exemplo do Cecéu, Assisão, João Gonçalves, Antonio Barros, dentre outros.

Parafuso afirma que entre o trio e os compositores existe uma relação de amizade que eles ganham as músicas e depois de algumas conversas transformam as composições e deixa-as a “cara” dos Três do Nordeste. Eles gravam do jeito deles, ganham o material bruto e vão lapidando, transformando-as. Deda afirma que mudaram apenas o jeito de trabalhar, mas as músicas são as mesmas, tiveram apenas que adequá-las para continuar no mercado.

A aceitação do público jovem é crescente, até porque o trio vem se adaptando a todos os públicos, como por exemplo, através da música “Amar como eu te amo”, que foi composta pelo sanfoneiro Adriano neste ano de 2012, música esta que foi muito aceita pelos jovens e se tornou um grande sucesso, inclusive no dia que foram tocar no Parque do Povo, as pessoas pediram Bis.

Adriano falou um pouco sobre sua composição. Ele afirma que quando começou a compor a música para o trio queria uma música que atingisse todo o público, que conquistasse todas as gerações, então apostou no romantismo. Ele já tinha feito outras músicas, mas para o trio essa foi a primeira.

Falando agora um pouco sobre o Centenário de Luiz Gonzaga, o trio afirma que o Centenário tem toda importância para o trio, afirma ainda que Luiz Gonzaga foi o maior artista que o Nordeste produziu, foi através dele que o forró se expandiu não só pelo Nordeste, mas pelo o Brasil e pelo mundo, não só ele mas também artistas como o Abdias, Jackson do Pandeiro e  Marinês. Luiz Gonzaga não foi fundamental só para Os Três do Nordeste, mas para todo forrozeiro.

Edição: Manassés Xavier
Foto: Jerônimo Lucena

Comentários