Edmar Miguel: um artista de talentos plurais

Campina Grande, 23 de junho de 2012

Edmar Miguel

Edmar Miguel de Assis, ou apenas Edmar Miguel, que nasceu em 10 de Outubro de 1955 e é natural da cidade de Cajazeiras. Vindo de uma família humilde, de origem rural, radicou-se em Campina Grande há mais de trinta anos, e é conhecido por seus múltiplos talentos. Cantor, compositor, professor, poeta e maestro, ele já se aventurou também como palhaço e, atualmente, é locutor de um programa de rádio matutino. Mas foi pela música que nutriu um interesse que vem desde a sua infância.

Autodidata, Edmar Miguel é multi-instrumentista: sabe tocar sanfona, trompete e piano, por exemplo. Com mais de 40 anos de carreira, o artista possui sete vinis e dez cd’s lançados, sendo considerado um dos principais responsáveis pela criação do Forrófest, um dos principais festivais de música do Nordeste. Juntamente com Ronaldo Cunha Lima criou a Orquestra Sanfônica da Paraíba.

Além de ter tocado na primeira edição da extinta Micarande, Edmar Miguel também fez parte da criação do Maior São João do Mundo. Traz em sua arte a conservação da cultura popular paraibana e afirma que a população deve dar um maior valor

Gravações Gente Nossa com o artista

ao que é produzido na região: “As pessoas dão muito valor ao que vem de fora, mas a valorização das produções locais tem que ser maior, pois a qualidade destas produções é imensa” – afirma.

Mesmo tendo morado em cidades como São Paulo e Brasília, tendo tantas profissões e possuir até mesmo uma carreira militar, Edmar Miguel sempre voltou à produção musical e diz que foi através da música e do conhecimento que conseguiu êxito tanto em suas carreiras profissionais quanto em sua vida.

Edição: Manassés Xavier
Fotos: Everton David/ Emanuel Messias

Comentários