Violeiros mostram suas pelejas no Parque do Povo

Campina Grande, 25 de junho de 2012

No meio da sanfona, do triângulo e da zabumba, instrumentos que compõem tradicionalmente o ritmo do forró nordestino, o Parque do Povo tem como atração o palco da Cantoria de Viola no São João, em frente à Casa do Gonzagão.

Desde o início do período junino o palco traz cordelistas e repentistas. Na noite deste domingo, em que foi encerrado o dia de São João, a dupla de violeiros Miro Pereira e Zé Cardoso, ambos do Rio Grande do Norte, apresentaram suas pelejas e chamaram a atenção de curiosos no local. “A montagem desse palco é importante, porque mostramos mais o nosso trabalho e as pessoas, além de aprender um pouco mais da nossa cultura, também podem se divertir com as estórias de um violeiro”, comentou o poeta Miro.

As duplas foram formadas momentaneamente e as temáticas abordadas tiveram grande variedade, dentro do mais puro improviso e com a participação do público na escolha do assunto da peleja entre os poetas. “A participação das pessoas torna a cantoria mais interessante e elas também aprendem um pouco da história dos violeiros, que começou com grupos de sertanejos que saiam para ‘tocar o gado’ à luz do luar”, diz Zé Cardoso.

Miro Pereira estará novamente no palco Cantoria de Violeiros no dia de São Pedro (29), quando ocorrerá a próxima peleja programada, e será acompanhado por Marivaldo dos Anjos.

Edição: Jefferson Gustavo
Imagens: Mayra Alves 

Comentários