A música sertaneja de Munhoz e Mariano aquece o São João do Vale

Campina Grande, 28 de junho de 2014  ·  Escrito por Augusto Jackson  ·  Editado por Anthony Souza  ·  Fotos de Augusto Jackson

A cada momento, o São João vem inovando e aderindo a estilos musicais diversos como sertanejo, arrocha e axé. Os gêneros musicais originados em outras regiões do país, como o sertanejo, por exemplo, estão cada vez mais presentes no cenário musical dos festejos juninos. A denominada música caipira, com seus temas predominantemente rurais, aos poucos repercutiu no cenário urbano, ganhando hoje a preferência de um público cada vez mais jovem.

E não é somente o público que se renova, a musicalidade também. A viola caipira, a rabeca e o reco-reco deram lugar ao acordeom, guitarras e conjunto de percussão, que por sua vez possibilitam a nova música sertaneja experimentar ritmos próximos do forró e outros gêneros. Foi com essa mistura musical que a dupla sertaneja Munhoz e Mariano se apresentou no São João de Petrolina, no dia 23 de junho. Após o show, os cantores falaram sobre a experiência de apresentar a música sertaneja na festa junina.

 

RJ: Qual é o ídolo da música brasileira que influenciou a dupla?

Mariano – Nós somos fãs de muitos artistas brasileiros de moda de viola, da geração antiga, mas o nosso ídolo mesmo é Milionário e José Rico, Zezé de Camargo e Luciano, Chitãozinho e Chororó, a galera antiga do sertanejo que inspirou bastante a gente no inicio.

 

A dupla sertaneja Munhoz e Mariano durante show em

A dupla sertaneja Munhoz e Mariano durante o São João do Vale, em Petrolina-PE

RJ: A música hoje vem se renovando a cada momento, como você vê isso?

Munhoz – Isso é muito importante. Hoje em dia a melodia, a harmonia está bastante diferente; tá uma coisa mais fácil, você pode pegar um violão e tocar em uma rodinha de amigos. Se isso faz a música rodar cada vez mais, eu acho isso importante.

 

RJ: Você acha que o sertanejo tem alguma afinidade com o forró?

Mariano – Com certeza! Eu acho que hoje em dia acabou o preconceito musical. Nós misturamos vários estilos, como a galera rotulou como sertanejo universitário, mas é justamente esta mistura de estilo. A gente tem o arrocha, que é um seguimento mais forte dentro do sertanejo, que vem desta tendência do forró, ficamos muitos felizes em fazer parte deste time e inovar cada vez mais.

 

RJ: A dupla tem alguma influência de Dominguinhos ou Luiz Gonzaga? E como a dupla vê a importância deles para a música brasileira?

Munhoz – Influência nós não temos, mas eu acho que algumas músicas deles tiveram muito influência no Brasil. Mas nós gostamos bastante deles também.

Comentários