Idealizadora da Xique-Xique comenta sobre a revista e projeto de fotografia

Campina Grande, 3 de julho de 2014  ·  Escrito por Aline Herculano, Iara Dee Jesus, Ana Michele, Wenderson Carlos, Larissa Santana e Iara Alves  ·  Editado por Anthony Souza  ·  Fotos de Victor Posse

A professora da UEPB, Agda Aquino, apresenta as duas edições da revista Xique-Xique e fala de um projeto também idealizado por ela ligado à fotografia e à cultura paraibana.

Em entrevista concedida aos alunos do curso de Comunicação Social da UEPB, na última terça-feira (01), a professora do mesmo curso e instituição, Agda Aquino, apresentou a revista Xique-Xique, idealizada por ela e desenvolvida em conjunto a seus alunos do componente curricular Comunicação e Moda. A docente falou ainda sobre um projeto de extensão que será voltado à fotografia da cultura paraibana.

Victor Posse

Agda Aquino fala com a equipe do Gente Nossa, na UEPB

– A linha editorial da revista está vinculada à cultura e ao povo nordestino, enquanto jornalistas e universidade. Fizemos um trocadilho do universo chique da moda com a nossa planta, xique-xique, honrosa, como diria Ariano Suassuna. O desejo de criação da revista vem do tempo que eu era aluna; entrei no curso de jornalismo querendo fazer revista, aquele jornalismo mais aprofundado. A gente trabalha com a ideia de cultura de moda, esse é nosso slogan, símbolos do povo nordestino e mostrar que isso é fashion.

Sobre a primeira edição da revista, lançada oficialmente em junho deste ano, que trabalhou com a temática chita, Agda avaliou:

– A primeira edição é marcante, então resolvemos pegar um símbolo cultural muito forte. Entendendo que está ligado aos festejos juninos, mas não apenas a decoração, há grandes estilistas que trabalharam com ela e esse material pode sair do universo junino.

Ao ser questionada sobre a frequente dúvida de a produção das peças expostas na revista ser feita pelos alunos da disciplina, a professora declarou.

Chita, tema da primeira edição da Revista Xique-Xique

Chita, tema da primeira edição da Revista Xique-Xique

– É uma dúvida comum, as pessoas pensam que vão fazer Comunicação e Moda para serem estilistas, mas nosso curso é de jornalismo. As equipes são divididas basicamente em três equipes: fotografia, texto e produção de moda, função dentro de jornalismo de moda, onde é feito um levantamento informacional de peças, estilistas e parceiros que tenham informações imagéticas para montar looks baseados num conceito jornalístico, é o que tem dado mais trabalho na revista.

A idealizadora do suporte falou sobre a produção e o lançamento da segunda edição do meio que terá como tema principal a renda.

– Está mais incorpada do que a primeira e já está em fase de diagramação. A previsão de lançamento é para o dia 6 de agosto, no Museu de Arte Popular da Paraíba, mais conhecido como Museu dos Três Pandeiros, e haverá um desfile.

Sobre um possível projeto de extensão ou pesquisa em fotografia, com propriedade, ela afirmou:

Agda Aquino

A jornalista disse que a produção ultrapassa as barreiras acadêmicas

– Eu participo ativamente do projeto de extensão Repórter Junino, onde promovemos cursos e treinamentos voltados para imagem e fotografia. Sempre que é possível nos eventos da casa, promovemos oficinas e mini cursos para a comunidade no geral. Tenho um projeto de extensão que está em fase de planejamento, voltado para ocupar com exposições fotográficas os espaços de artes que a instituição possui, como o MAAC (Museu de Artes Assis Chateaubriand) e a própria Central de Aulas. O projeto é voltado para fotografia da cultura da Paraíba, que envolve patrimônio histórico, imaterial e cultural, pessoas, feira e também o ambiente rural. Como a universidade é estadual, temos a missão de produzir conteúdo para alimentar a comunidade e sermos alimentados por ela.

Agda finaliza enaltecendo a importância da imagem como algo fácil de ser compreendido. E informa as formas de acesso à Xique-Xique, que são o endereço: www.issuu.com/revistaxiquexique e a página do facebook “Xique-Xique”. Para ver a entrevista completa com a professora, assista ao vídeo abaixo:

Comentários