Animação e homenagem a Sivuca no Projeto Julino da Escola Maria Lins

Campina Grande, 27 de julho de 2014  ·  Escrito por Anthony Souza  ·  Fotos de Anthony Souza

Na tarde da última sexta-feira (25), foi feita a culminância do Projeto Julino, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Lins. Ela fica situada na cidade paraibana de São Miguel de Taipu, distante 65 km de João Pessoa.

No mês de julho, festa julina

 

1

A comemoração atrasada do São João, devido à parada escolar para a Copa do Mundo no mês junino, representou o fim do ciclo de pesquisa e estudos sobre vida e obra de um grande ícone da música paraibana, Sivuca.

Com as boas vindas da diretora escolar, Ednilza Domingos, a todos os alunos, professores e comunidade presentes, após breve show da banda formada por alunos do próprio colégio, iniciaram-se as apresentações de trabalhos nos mais diversos meios para homenagear o músico Sivuca.

3

O aluno João Marcos homenageia Sivuca

O sanfoneiro foi o personagem principal do evento, ilustrado em trabalhos espalhados por todo o pátio escolar com descrições sobre sua história, discografia, fotos de sua carreira musical nacional e internacionalmente.

Os alunos da Escola Maria Lins demonstraram, com o resultado dos seus trabalhos, a importância dele para a música regional brasileira. Apresentação em trompete, em slide show, músicas de sua composição declamadas, cantadas com banda, acompanhas de flauta, jogral e grupos de dança formados pelo corpo discente e docente escolar abrilhantaram o evento.

Destaque para o grupo formado pelos alunos do 3º ano A que apresentou uma peça musical que representou as nuances da música mais conhecida de Sivuca: “Feira de Mangaio”. Dezenas de alunos, entre rapazes e moças se revezavam para declamar, num cenário montado no pátio escolar, as frases da canção.

Candidatas ao prêmio de Rainha do Milho

Candidatas ao prêmio de Rainha do Milho

Como todo evento que represente o São João, as comidas típicas nordestinas não poderiam ficar de fora. Arroz doce, bolo de mandioca, bolo de fofo, além de uma infinidade de pratos feitos a partir do milho reluziam no olhar dos visitantes, logo na entrada do local.

Ainda representando a comemoração junina, houve jogos para chamar a atenção dos menores e concurso de rainha do milho e do melhor casal caracterizado com trajes regionais.

E teve dança? Sim! Além de grupos de dança que se apresentavam em momentos aleatórios do Projeto Julino, a Quadrilha Fio de Sisal animou os presentes que resistiram a uma tarde inteira e permaneceram no local, puxada pelo inspetor escolar Allan Diego.

6

Otávio Orlando recitando poesias ao lado de Marcos Aurélio, no violão

Já próximo ao fim, o primo legítimo do instrumentista, Orlando Otávio, falou um pouco sobre a história do familiar e recitou algumas passagens do seu livro “Do Mar Arriba, as Maravilhas da Paraíba”, emocionando parte do público presente.

Pertencente à cidade paraibana de São Miguel de Taipu, situada na mesorregião da zona da mata, a escola conta com cerca de quinhentos alunos distribuídos em turmas do quinto ano do ensino fundamental até o final do ensino médio nos três turnos (matutino, vespertino e noturno), além de conter turmas de Educação de Jovens e Adolescentes (EJA) e cursos profissionalizantes proporcionados pelo governo estadual.

 

Para ver todas as fotos do evento, acesse a fan page da Escola Maria Lins no facebook clicando aqui.

Vídeos do Evento:

Sivuca: instrumentista, sanfoneiro e amante da música regional

Nascido a 26 de maio de 1930, em Itabaiana, município paraibano situado a cerca de 20 km do município são miguelense, veio de uma família de sapateiros e teve como nome de batismo Severino Dias de Oliveira.

5

Pintura feita pelo aluno João Thomas

Sivuca tinha o dom da música, iniciando sua relação íntima com a sanfona desde os nove anos de idade. Esse instrumento lhe acompanhou durante toda a sua carreira, ajudando a compor trabalhos em ritmos como choro, frevo e forró.

Do seu primeiro disco, lançado em 1950 em parceria com Humberto Teixeira, até o ano de sua morte, 2006, o instrumentista lançou, juntando discos solos e em parceria, por volta de quarenta álbuns.

Sua melodia marcadamente brasileira e suas composições de raiz foram aclamadas pela crítica internacional com seus shows e álbuns em países como França e Estados Unidos. Também trabalhou no meio musical como diretor musical e arranjador instrumentista.

Na sua carreira, vale destacar músicas como “Feira de Mangaio”, composição feita em parceria com sua esposa, Gloria Gadelha, “João e Maria”, com Chico Buarque, “No Tempo dos Quintais” e “Cabelo de Milho”, com Paulo Tapajós, entre tantas outras composições.

Comentários