ESPECIAL: Carlos Perê: o paulista da nossa terra

Campina Grande, 26 de junho de 2015  ·  Escrito por Andressa Santana  ·  Editado por Ana Karolina Santos e Victor Posse  ·  Fotos de Ana Cristina Silva

Nascido em Osasco, São Paulo, com uma semana de vida foi trazido pelos pais para a cidade de Campina Grande na Paraíba. Ele que tem formação acadêmica nos cursos de Comunicação Social e Licenciatura em Artes, atualmente trabalha como professor concursado na cidade de Puxinanã, no agreste paraibano, atua ainda na área da música e da poesia. Este é Carlos Magno Pereira da Silva, o Carlos Perê.

O gosto pela música e pelas rimas nasceu quando ainda era criança. Quando adolescente, teve muito contato com a produção fonográfica e colecionava discos de vinil, principalmente de artistas nordestinos das décadas de 70 e 80. Sendo um admirador da literatura de cordel, diz ele que esta arte em xilogravura lhe deu suporte para metrificar e rimar as suas obras.

A lista de artistas que são inspiração para o cantor é cheia de talentos regionais como, por exemplo, Elomar, Luiz Gonzaga, Kátia de França, Patativa do Assaré, Vital Farias, Socorro Lira, Sandra Belê, Chico Pedrosa e Chico César. Conquistou espaço no mundo da música ainda quando trabalhava na produção de capas de CD’s e já chegou a trabalhar junto à cantora Socorro Lira a qual aplicou seus conhecimentos na área do designer gráfico na arte do CD dela. Carlos tem um programa radiofônico na rádio comunitária Mata FM do distrito de São José da Mata onde reside em Campina Grande. O programa “Diversão e Arte” vai ao ar todos os sábados, das dez horas da manhã ao meio dia, e leva cultura e arte para os ouvintes locais.

IMG_20150615_154432717_HDR

O artista Carlos Perê com seu violão apresentou sua vida e obra ao Gente Nossa em um bate papo bastante descontraído

Desde a juventude compunha músicas e escrevia poemas e rimas, porém os deixava guardados, até que um dia, quando participou da Cavalgada de São João, em São José da Mata, teve a oportunidade de exibir a música “Se José cavalgasse de camelo, em Hotel Cristo tinha arrebentado”. Nesse evento teve grande visibilidade e resolveu aprimorar sua arte. A partir daí passou a se apresentar em cavalgadas e em pequenos shows pela cidade.

IMG_20150615_154517036_HDR

O paulista paraibano Carlos Perê evidencia-se enquanto uma das muitas personalidades da música regional

Em 2009 participou do evento de músicas regionais em São Luiz do Maranhão, onde se apresentou para duas mil pessoas. No ano de 2013 ganhou um prêmio no Festival de Música Popular Jackson do Pandeiro, em Alagoa Grande, participou e ganhou premio no circuito Caminhos do Frio, evento cultural que envolve sete municípios do Brejo paraibano. Em 2014 lançou o CD “Um Xote Pela Feira” em homenagem a Feira Central de Campina Grande. Atualmente Carlos Perê se apresenta com o show intitulado “Junino e Universal” e nessa apresentação ele toca músicas que não são de ritmos regionais, em forma de paródia, tais como reggae e rock transformando-as em forró. Carlos pode não ter nascido na Paraíba, mas é gente nossa, pois difunde a arte e a cultura do nordeste em seu dia a dia, seja como cantor, poeta ou professor.

 

Comentários