ESPECIAL – FORRÓ FEST: após 27 anos seguidos, maior festival de forró do Brasil fica de fora do São João

Campina Grande, 28 de junho de 2015  ·  Escrito por Aldair Rodrigues  ·  Editado por Klauber Canuto  ·  Fotos de Internet

O Festival

Logomarca do Forró Fest

Logomarca do Forró Fest

Nos últimos 27 anos quando falávamos em “Maior São João do Mundo”, já nos vinha a lembrança que teríamos o Forró Fest, o maior concurso de forró do Brasil. O festival, que teve seu início no ano de 1987, quando ainda se denominava “Forraço”, passando a se chamar “Forró Fest” apenas em 1991. Foi criado pela Rede Paraíba de Comunicação, (TV’s Cabo Branco e Paraíba), com o intuito de revelar talentos da música popular Nordestina.

E o objetivo foi alcançado. Durante todos esses anos, diversos talentos foram revelados ou se apresentaram no festivam, muitos deles consolidados nacionalmente como  grandes cantores e compositores no cenário brasileiro, a exemplo de Elba Ramalho, Zé Ramalho, Flávio José, Antônio Barros e Cecéu.

Os participantes

Músico Dilsinho Medeiros, ao centro, lamenta não participar do festival

Músico Dilsinho Medeiros, ao centro, lamenta não participar do festival

A maior surpresa foi não acontecer a edição nesse ano de 2015, a qual seria a 28ª edição, o que para o músico Dilsinho Medeiros, que na última edição chegou na etapa de Sousa mas não conseguiu se classificar para a grande final, e que mais uma vez estava se preparando, foi triste, pois o mesmo estava com uma boa expectativa e pretendia chegar entre os melhores e disputar a final do festival. “Eu estava com uma bela música para apresentar este ano, mas infelizmente quando fui me inscrever, fiquei sabendo que não iria acontecer. Muitos amigos meus estavam prontos, com músicas e arranjos tudo pronto, só esperando a hora da inscrição e partir para os duelos nas eliminatórias. Foi muito triste quando descobrimos que não iria acontecer o festival em 2015”, disse o músico.

Coordenação do São João de CG

Temi Cabral, coordenador do São João

Temi Cabral, coordenador do São João

Outra baixa também foi para as cidades que sediavam as eliminatórias. No total, eram quatro por edição, e a grande final que acontecia em Campina Grande, no Maior São João do Mundo, e para Campina Grande foi a maior perda, pois a final do concurso sendo realizado durante a festa, era sinal de maior movimentação no Parque do Povo.

Para o coordenador do São João de CG, Temi Cabral, foi realmente uma baixa a não realização do “Forró Fest” este ano.  “Perdemos muito, principalmente na possibilidade de vermos novos talentos passando pelos palcos da Paraíba, é um concurso com um significado muito importante para o povo que gosta da música popular nordestina”, frisou o coordenador. Temi ainda disse que apesar da Prefeitura de Campina Grande ter investido em outros eventos paralelos que valorizam a cultura local, dará todo apoio ao projeto, como sempre foi dado, na sua possível volta no próximo ano.

A coordenação do Forró Fest

Festival Forró fest

Festival Forró fest

A Rede Paraíba de comunicação, que é a organizadora do festival, também falou com nossa equipe sobre o não acontecimento da edição deste ano.

Segundo o coordenador de Marketing das emissoras (TV’s Cabo Branco e Paraíba), Luciano Barros, que é responsável pela organização do Forró Fest, a parada no Festival foi estratégica, com a crise econômica que assola o país, a coordenação resolveu que era hora de dar uma parada e reorganizar as coisas. “Precisávamos nos reestruturar, há 26 anos realizando o evento, tínhamos que melhorar algumas coisas e mudar outras, então decidimos por não fazer este ano, e se tudo entrar nos conformes, no próximo voltaremos repaginados e com muitas novidades”, enfatizou Luciano.  Ele ainda falou da reação das pessoas que pretendiam participar. “Foi aceitável, recebemos algumas ligações, algumas pessoas nos procuraram, mas todos entenderam a nossa explicação, e dessa forma vamos trabalhar para voltarmos no próximo ano, pois o Forró Fest é muito importante para a cultura popular nordestina”, finalizou o coordenador.

Comentários