ESPECIAL: Eloisa Olinto: do encanto da voz aos palcos da vida

Campina Grande, 6 de julho de 2015  ·  Escrito por Ariana Barbosa  ·  Editado por Ana Karolina Santos e Victor Posse  ·  Fotos de Bruna Neves

Uma artista completa e com uma vasta experiência profissional, Eloisa Maria Olinto da Fonseca é natural de Campina Grande, e mesmo tendo nascido na terra do forró e do Maior São João do Mundo, não iniciou sua carreira com esse ritmo, o que não foi empecilho para destacar-se na música.

“Eu não tinha ninguém na minha família envolvido profissionalmente com a música”, afirma Eloisa ao falar sobre o despertar do seu interesse pela música. Mas segundo ela o que lhe deu o impulso inicial na carreira musical, além do seu dom, foram suas apresentações na igreja a qual frequentava, ajudando-lhe a deixar de lado a timidez que não a permitia desbravar e mostrar seu talento ao público.

DSC_0021

A cantora campinense Eloisa Olinto ao lado de seu esposo, Waguinho Duduta marcaram presença no Gente Nossa 2015

Ainda aos 15 anos de idade, ela começou na música gospel, na qual  conquistou o primeiro lugar no 1º Fest Gospel Novos Talentos de Campina Grande e gravou o seu 1º CD nesse segmento. Quando saiu dele, Eloisa se tornou vocalista do Grupo de música Latino Americana de Raiz, Canto Andino, com o qual participou da 30ª edição do Festival de Inverno e do Encontro da Nova Consciência em Campina Grande. “Quando sai da Igreja, para mim tinha acabado tudo, eu achava que não ia mais cantar, não me identificava com nada”, relembra a cantora ao falar sobre seu desmembramento da música gospel.

Após sair do Grupo Canto Andino entrou na banda Adágio Show Baile, onde permaneceu por mais de 8 anos cantando e encantando as noites campinenses.  Quando a cantora conheceu o Mestre Duduta, em 2005, deu início a uma nova etapa em sua vida, uma relação com a música regional através do chorinho.

CSC_0052

Em uma de suas interpretações, Eloisa Olinto encanta com sua voz soprano

Projetos musicais como Sobremesa Musical e Overdoze, do Sesc, Ponte nas ondas e Seis e Meia contaram com a presença da cantora. Além disso, ela também participou de Programas de Televisão Nacional: concursos Mulheres que Brilham (Programa do Raul Gil do SBT) e The Voice Brasil da Rede Globo.

Eloisa Olinto pode ser considerada uma representante da música regional nordestina para todo país, e mesmo com uma carreira em crescimento, ela motiva os iniciantes, que tem algum talento artístico a seguirem seus objetivos, mas sempre com determinação e humildade no que faz. “Promover a arte e não se promover com a arte, a nossa promoção é secundária. O artista é a consequência do que você quer promover”, diz Eloisa quando se refere a todos que desejam ter na arte sua determinação na vida.

 

Comentários