REPORTAGEM ESPECIAL – Vida de quadrilheiro: Entre lágrimas e risos

Campina Grande, 6 de julho de 2015
kljhdsf

Quadrilha Junina Mistura Gostosa, em apresentação na Pirâmide do Parque do Povo

Nos meses de junho/julho, o povo nordestino é danado viu, arrumando o que fazer para manter o sorriso em meio às durezas da vida e uma das formas de se divertir são as realizações das Quadrilhas Juninas, Ô trem bom!! Realizações que unem histórias, musicalidade e teatro para os festejos do São João, mas montar uma Quadrilha não é lá uma tarefa fácil. Além do amor e esforço, haja tempo para encontrar integrantes, arrumar um bom lugar para ensaiar, porque só vontade não basta. Essa é a tarefa que qualquer quadrilheiro passa para ter seu sonho realizado.

Mas qual é o segredo para manter na ativa uma quadrilha, já que, ao longo dos anos, várias perderam força e acabaram encerrando suas atividades? O amor é o fermento principal da Quadrilha Junina Mistura Gostosa. Em 1993, o desejo de cinco jovens de dos bairros campinenses Santo Antônio e Palmeira deram forma e corpo à Mistura. Buscando algo inovador às suas comunidades, a quadrilha chegou como forma de lazer e cultura, mas “mistura” não fica só no seu nome, possuindo em sua composição integrantes dos mais diversos grupos artísticos: igrejas, teatros, grupo de dança e de bandas marciais.

Depois de três anos de sua fundação, a Mistura Gostosa já ganhava seus primeiros títulos, sendo campeã campinense e paraibana. Passou a repercutir não só no seu estado, mas também em toda região Nordeste, vista como grande fonte cultural por todo o país, ganhando inclusive o título de melhor quadrilha do Brasil em campeonato realizado em Brasília/DF.

Engrandecendo essa festa e a cultura do Nordeste há 22 anos, e atualmente contando com cerca de 130 membros, a quadrilha entrou este ano com o tema: “O Cravo e a Rosa no Arraiá da Ciranda de Flores”, que veio sendo pensado e pesquisado há dois anos, fruto de um intensivo trabalho e principalmente do mergulho feito na história nordestina.

Além de encantar o público, a Mistura vai muito além dos palcos, do brilho, da animação… Ela é criada por pessoas, pessoas que têm uma história para contar, que têm uma vida entrelaçada com a dança, com a paixão pela arte e com o orgulho de ser quadrilheiro. Venha conhecer mais sobre quem faz esse espetáculo tão bonito!

Tiago e Tássia, união pela dança

O casal Tássia e Tiago conta, de maneira apaixonada, a forma como o ritmo do forró fez os dois se unirem em um só compasso e permanecerem juntos. Desde a adolescência, ambos vivem esse universo junino e, no ano de 2003, em quadrilhas “rivais”, o destino deles se encontrou através de amigos de dança.

Em 2005, após idas e vindas, ambos se uniram na vida e no grupo Mistura Gostosa como casal Nordeste e foram o casal de noivos nos dois anos seguintes, coincidência da qual Tiago brinca dizendo que eles são uma quebra do paradigma de que “noivos de quadrilha não se casam fora dela”, mas eles não só se casaram como tiveram uma filha, hoje com três anos, que já começa a vestir a saia junina da mãe e ensaiar pequenos passos, ainda desajeitados, no meio da sala.

Entre esses casos e acasos curiosos, esse casal considera a sua rotina diária dentro da quadrilha junina um estilo de vida, onde todos os passos são dados pensando na dança, na época de junho, nos compromissos, nas competições e apresentações. Isso além da grande dedicação diária com o grupo, principalmente na época de junho, no qual a rotina é moldada para se estar ali com comprometimento, e se doar por completo nos braços das canções que embalam os passos estilizados da quadrilha que colore nosso salão.

Wilson, o som do coração

Em um mundo de acorde, tom, ritmo, passos e marcação, o silêncio passa despercebido. Mas, para Wilson, surdo de nascença, o silêncio pode falar muito e a observação, a vontade, e a determinação o fazem ser um dançarino de quadrilha exemplo de superação, além de ser muito competente!

Apesar das dificuldades e da passagem rápida pela Mistura Gostosa, Wilson mostra que na dança não há barreiras inquebráveis! Mais do que amor pelo grupo em específico, ele traz um amor muito maior pela arte e aponta os desafios que ainda precisam ser reparados para que as quadrilhas se tornem, de fato, um ambiente híbrido entre pessoas com e sem necessidades especiais!

Wilson não precisa escutar para sentir as batidas do forró em seu coração. Em dia de apresentação, ele dança no silêncio e mostra para todo o país o que é capaz de fazer, quebra paradigmas e democratiza as quadrilhas por onde já passou.

Gabriel, a experiência na Mistura

Gabriel Gomes tem 25 anos e é o integrante mais antigo da quadrilha. Ele dança no grupo desde os 13 anos de idade e, por sempre olhar os ensaios com aquela “vontade danada” de dançar, surgiu um convite para a Mistura Gostosa, o qual aceitou prontamente e, hoje, depois de mais de uma década de comprometimento e amor pela quadrilha, tornou-se um dos coordenadores.

Dentro desse universo das quadrilhas, Gabriel encontrou a pessoa com a qual é casado atualmente. Além disso, graças à paixão pela Mistura, conseguiu viver experiências que levará para o resto da vida: conheceu novas pessoas, novos estados, participou de concursos em nível nacional…

Nesses doze anos como quadrilheiro, Gabriel tem várias histórias para contar, umas engraçadas, outras nem tanto. É tanta paixão pela Mistura Gostosa que fica difícil falar da sua vida sem incluir a quadrilha, que sempre esteve direta ou indiretamente presente nos momentos de alegria, de viagens, de vitória, mas também permaneceu junto nas horas escuras da vida, como nas doenças enfrentadas por ele e na morte da sua irmã, que também era dançarina. No fim, tudo foi superado com ajuda da arte, da dança e da paixão pela cultura junina!

Vamos conhecer melhor essa e as demais histórias? Confira tudo no vídeo abaixo, onde os personagens narram suas próprias trajetórias.

 

Reportagem

Texto: Lucas Rafael, Hyvana Rodrigues, Dalyngson Franklin e Débora Marx
Filmagem: Dalisson Markel, Dalyngson Franklin, Hyvana Rodrigues e Débora Marx
Roteiro: Cecy Macêdo e Dalisson Markel
Edição de vídeo: Wesley Farias
Edição: Anthony Souza

Comentários