Alexandre Tan o artista que canta com a alma

Campina Grande, 16 de junho de 2016  ·  Escrito por Andrezza Azevedo, Geanécia Mendes, Wenderson Karlos e Robério Alves

Natural de Campina Grande, Alexandre Tan de Amorim Pereira Barros, nasceu em agosto de 1964. Criado desde a infância no meio artístico, Tan sempre ia com seu pai e seus irmãos a lojas de discos para comprar LPs de artistas consagrados, como Maria Creuza. Sua carreira artística começou em meados de 1974, atuando como ator no Teatro Regina Coeli, participando de espetáculos teatrais bastante conhecidos, como a “A Feira”. Aos quinze anos, recebeu de presente um microfone dado pelo seu pai, José Aurino, incentivando o seu despertar pelas artes. Apesar de ter dado uma pausa no mundo artístico para cursar Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e formando-se em 1987, Tan decidiu posteriormente retomar sua carreira cantando nas noites em bares da cidade.

IMG_7110

Cantor se dedica a interpretar músicas que levam amor e saudade ao público

A mãe do cantor, Maria Amélia de Amorim Pereira Barros já possuía experiência na área da música: tocava piano, violino e ainda era cantora, o que não escondia a veia artística para seguir na música popular. Seu Aurino, pai de Tan, possuía certa relutância ao talento natural do filho, o que o levou a se apresentar, a princípio, escondido em bares de Campina Grande durante algum tempo, até ser descoberto por um amigo de seu pai.

Após a aprovação efetiva da família, o cantor já lançou seis discos, são eles: ELO LP (1993), álbum que faz homenagem a sua mãe Maria Amélia, tendo como música principal “Tenho tudo que meu coração precisa”, em seguida vieram outros discos como: Circunstâncias (1994), Tanto (1996), Instantes (1997), Reencontro (2003), Boleros e canções (2009) e está lançando o seu mais novo trabalho intitulado “Cena aberta”, que fala um pouco da sua carreira e de quem é Alexandre Tan.

IMG_7188

O cantor foi um dos homenageados da edição 2016 do Gente Nossa

Dedicado-se a música desde 1989, Alexandre que já havia descoberto seu talento para interpretar canções no palco, passou a aprimorar seus conhecimentos na área, passando a transmitir emoções às pessoas através de interpretações de grandes nomes da MPB, como Alcino e Dick Faney. Tendo uma carreira consolidada, Tan sempre valorizou os personagens da cultura do povo, chegando a realizar um tributo ao cantor Emílio Santiago, intitulado “Alexandre Tan, portanto Emílio”. Além disto, o artista já teve o prestígio de abrir show de artistas famosos a exemplo de Roberto Carlos e The Platters.

Artista nato e com grandes influências musicais: Maria Bethânia, Elis Regina, Cazuza dentre outros; Alexandre Tan considera a música como parte integrante da sua vida, seu ar, seu mundo, sua essência de existir. Tendo vivenciado diversos momentos especiais e inesquecíveis, Tan é grato a Deus por ter dividido talento com Cauby Peixoto, Elba Ramalho e Benito di Paula. A história de um homem que canta e decanta o povo paraibano já faz parte da raiz cultural nordestina que ainda tende a espalhar muitas emoções por esse Brasil.

Click no link para ver a reportagem multimídia completa sobre Alexandre Tan

“Gente Nossa” apresenta: Alexandre Tan

Comentários