Poeta Francinaldo: mestre do improviso

Campina Grande, 23 de junho de 2016  ·  Escrito por Geanécia Mendes  ·  Fotos de Robério Alves e Wenderson Karlos

 Representante da música paraibana, Francinaldo Porto Guimarães, mais conhecido artisticamente como Poeta Francinaldo, filho dos comerciantes Francisco Félix Guimarães e Maria Porto Guimarães, nasceu em Puxinanã- PB em 17 de junho de 1968 e se criou em Pocinhos – PB. Descobriu sua vocação para rima e tocador de acordeon quando tinha apenas 16 anos de idade influenciado pelos pais que tocavam pandeiro.

IMG_7553

“Minha inspiração para compor surgi da fé e da paz interior” – Poeta Francinaldo

O poeta cantor e compositor começou sua vida artística em 1988 cantando músicas em eventos e festas populares, fazendo rimas e animando comícios políticos. Com seu lado irreverente e versos improvisados fez muito sucesso nas apresentações.

A inspiração para compor suas músicas surgiu da fé em Deus, da paz interior que possui, da família, e principalmente da veia artística. A música Rei do Baralho do ídolo Teixeirinha, em quem se inspirou foi a primeira canção que deu origem a sua carreira de cantor e até hoje é sucesso garantido e marca registrada em seus shows.

Para compor, prefere a madrugada, no silêncio sem ninguém saber e nem ver, passa mais de hora dedilhando na sanfona até encontrar a rima perfeita para suas canções. Com um repertório diversificado, canta músicas do forró de raiz, famoso pé de serra ao estilo brega com letras que falam do nordeste, do coração e do amor.

Destacou-se em Campina Grande-PB, e com a gravação de seu primeiro disco em 1995 as portas para o sucesso se abriram possibilitando a realização de shows em várias cidades da Paraíba e capitais do Brasil, como Curitiba, Salvador, Goiás, Guarujá, Paraná e Brasília. De acordo com o poeta Francinaldo a capital que ainda faltar se apresentar é o Rio de Janeiro “tenho vontade de participar da Feira de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, celeiro nordestino”. Afirma.

IMG_7486

O poeta foi um dos homenageados da sexta edição do Gente Nossa UEPB

De todos os shows feitos Brasil a fora, o que marcou a sua história foi quando colocou o filho, Fabiano Guimarães, para tocar pela primeira vez com ele. Fabiano herdou do pai o talento para cantar e tocar acordeon.

O poeta ao longo de sua carreira não encontrou grandes dificuldades por possuir o dom do improviso. Considera Arnaldo Farias, Os nonatos e Moacir Laurentino como os melhores repentistas no mundo da poesia.

Com 30 anos de profissão é um artista de pouco mídia, mas credenciado na Paraíba, e muito respeitado. Já gravou 13 CD’s e 2 DVD’s, e teve participação de alguns artistas, dentre eles, Amazan e o próprio filho, Fabiano Guimarães. Merecedor de muitas premiações conquistou o Troféu Gonzagão, a Base em Curitiba, entre tantas outras.

Em 2015 participou do Programa do Ratinho em rede nacional de televisão SBT representando a Paraíba. Fez uma apresentação de 7 minutos só de improviso para mostrar a 60 milhões de telespectadores que é dono de um talento digno de apreciação.

Atualmente divide o palco com o filho, e por conta do trabalho que lhe rende elogios está abrindo shows de bandas famosas e estouradas como Aviões do Forró.

Click no link para ver a reportagem multimídia completa sobre o Poeta Francinaldo

“Gente Nossa” apresenta: Poeta Francinaldo

 

Comentários