ESPECIAL: São Paulo – o santo esquecido nas festividades juninas

Campina Grande, 28 de junho de 2016  ·  Escrito por Klauber Canuto  ·  Editado por Anthony Souza  ·  Fotos de Frankllin Alves
São Paulo, o santo esquecido no período junino

São Paulo, o santo esquecido no período junino

No mês de Junho, o que todo mundo sabe é que o nordeste brasileiro celebra os dias de Santo Antônio, São João e São Pedro. Mas os que poucos sabem é que no dia 29 de Junho, no mesmo dia que é celebrado o dia de São Pedro, celebra-se o dia de São Paulo, o que o torna o santo “esquecido” pelo comércio e pela mídia. Contudo, a Igreja Católica celebra o dia de São Paulo em suas comunidades.

A tradição dos festejos dos santos no mês de Junho no Brasil trata-se de herança dos portugueses, desde a época da colonização, e até hoje as festividades ainda fazem parte da cultura dos católicos brasileiros.

 

 

São Paulo para a Igreja Católica

Dos santos celebrados em junho São João é o mais conhecido. Porém São Pedro e São Paulo possuem uma importância fundamental na construção e estruturação da Igreja Católica.

São Paulo é um dos principais escritores do Novo Testamento. Viveu no império Romano, e, junto com São Pedro, é considerado um dos principais líderes da Igreja Cristã Primitiva. Exerceu uma importante atuação no que se refere à disseminação do Evangelho.

Pe. Aldevan Guedes, na comunidade há 2 anos

Pe. Aldevan Guedes, na comunidade há 2 anos

Pe. Aldevan Guedes, 35, padre da comunidade de São Paulo há 2 anos, nos revela que o apóstolo Paulo (nome usado após conversão ao cristianismo) era judeu e perseguia e aprisionava os cristãos, sendo responsável pela morte de muitos deles. Converteu-se à fé cristã no caminho de Damasco, quando o próprio Cristo ressuscitado lhe apareceu e o chamou para o apostolado. Recebeu o batismo do Espírito Santo e preparou-se para o ministério. “Foi um dos apóstolos que mais evangelizou, no seu trabalho missionário, porque ele viajou todas as regiões para anunciar o evangelho, e quando vamos ler as cartas paulinas, nós vamos ver que as primeiras comunidades católicas se deram pela experiência do apóstolo”, revela o padre.

Tornou-se um grande missionário, fundando muitas comunidades da igreja católica. De perseguidor passou a ser perseguido, sofreu muito pela fé e foi coroado com o martírio, sofrendo morte por decapitação. Escreveu treze Epístolas e ficou conhecido como o “Apóstolo dos gentios”.

O dia 29 de junho também é usado para homenagear o aniversário da morte ou da remoção de objetos santos de um lugar para outro, inclusive de São Paulo. Vale salientar ainda, que a liturgia deste dia é usada para convidar os fieis para serem leais e seguidores de Cristo como os dois apóstolos santificados foram.

O Pe. Aldevan lamenta a esquecimento do Santo no dia 29: “infelizmente, em nossa tradição popular, quase que São Paulo não é celebrado. Na liturgia da igreja celebramos Pedro e Paulo juntos, mas para o povo apenas São Pedro é lembrado, e São Paulo fica esquecido. Contudo, de São Paulo temos duas comemorações: a do mês de Junho, voltado ao seu martírio, e em Janeiro, dia 25, celebramos a conversão de São Paulo”, explica o padre.

A história de Paulo é contada no livro da bíblia sagrada Atos dos Apóstolos, capítulo 9, versículos de 1 à 9.

 

Igreja de São Paulo em Campina Grande

Igreja de São Paulo em Campina Grande

Igreja de São Paulo em Campina Grande

Em Campina Grande, encontra-se, na rua Juvino Sobreira de Carvalho, no bairro do Jardim Paulistano (próximo ao Distrito dos Mecânicos), a Igreja de São Paulo, pertencente à Paróquia de Nossa Senhora das Graças. Com capacidade para 200 pessoas, a igreja passou por reforma recente. Em 2016, a comunidade está celebrando o seu Jubileu de Prata, ou seja, 25 anos de fundação desde o último sábado (25).

 

 

Sr. Guerra, um dos fundadores da igreja de São Paulo

Sr. Guerra, um dos fundadores da igreja de São Paulo

Um dos fundadores da igreja, o Sr. Eduardo Guerra, 72, atualmente coordenador do Terço dos Homens e integrante da Pastoral do Dízimo, nos relata a peregrinação da comunidade até o Jubileu de Prata. “Estamos celebrando a fundação da igreja. Mas antes disso, celebrávamos nas casas. A comunidade já existia. A nossa comemoração teve início em Janeiro, sempre no dia 25, com celebrações nas residências para relembrar a comunidade antigamente, quando não existia o prédio da igreja. Agora entraremos no novenário, com celebrações de padres que passaram pela nossa comunidade”, revela o Sr. Guerra (como é mais conhecido na comunidade).

Para comemorar a data, a comunidade preparou uma programação especial:

  • Sábado, dia 25, às 19:30h, teve a noite dedicada a Pastoral da Crisma e ao Grupo de Evangelização Faces de Cristo, com celebração eucarística com o Pe. Aldevan Guedes.
  • No domingo, dia 26, às 17:00h, a celebração foi do Pe. Edvar de Morais, com missa dedicada a Pastoral da Pessoa Idosa e Ministros da comunidade.
  • No dia de ontem, 27, às 19:30, celebração do Pe. Rogério Epifânio Roque, com noite dedicada a Comunidade de São José.
  • No dia de hoje, 28, às 19:30h, será o ponto alto da festa, véspera do dia de São Paulo, a celebração ficará por conta do Pe. Aparecido Camargo, com noite dedicada ao Terço dos Homens e Terço da Misericórdia.
  • Amanhã, 29, às 19:30h dia de São Paulo, será a noite dedicadas a Pastoral do Dízimo e a Legião de Maria, com celebração do Pe. Adone Favrin.
  • Quinta, dia 30, às 19:30h, celebração com o Pe. José Acírio de Medeiros e noite dedicada a Comunidade de Santo Antônio Galvão.
  • Sexta, dia 1° de Julho, às 19:30h, noite dedicada a homenagens dos comunitários (in memorian), com celebração do Pe. Assis Soares.
  • Dia 02, sábado, às 19:30h, celebração com o Mons. Antônio Apolinário, com noite dedicada as pastorais da Catequese e Batismo.
  • No encerramento da festa, dia 03, domingo, às 16:30h, procissão com a imagem de São Paulo saindo da comunidade de Santo Antônio Galvão para a igreja de São Paulo. Logo em seguida, celebração às 17h, com o Pe. Josandro Macêdo.

Nos dias 25 e 26 de Junho e 01, 02 e 03 de Julho terá quermesses com comidas, artigos religiosos e música ao vivo, além de uma exposição de fotos contando a história da comunidade.

Comentários