São Pedro de Remígio tem farinhada e “pau de arara do forró” no “Arraiá da Minha Terra”

Campina Grande, 29 de junho de 2016  ·  Escrito por Marcelo Silva e Walmir Bezerra  ·  Editado por Adriana Araújo  ·  Fotos de Marcelo Silva e Walmir Bezerra
Preparativos para o "Arraiá da Minha Terra".

Preparativos para o “Arraiá da Minha Terra”

 

Não é de se estranhar ao chegar na Lagoa Parque, um dos principais pontos turísticos da cidade de Remígio, no Curimataú paraibano,  se deparar com um palco, barracas e a réplica de uma autêntica casa de farinha. Lá se rala a mandioca e produz a farinha, além de oferecer  beiju com chá preparado na hora, para todos os visitantes provarem o sabor da culinária regional. Esta é a festividade do “Arraiá da Minha Terra”, que acontece há quatro anos na cidade, encantando moradores e turistas.

O Arraiá é realizado pela Prefeitura Municipal de Remígio durante as comemorações do São Pedro e, claro, o forró é o estilo musical que embala os festejos, acompanhado de variadas comidas e bebidas típicas, que fazem muito sucesso. Tal combinação é responsável pelo crescimento do evento, cujo objetivo é conservar as tradições juninas da região a partir do forró de raiz, apresentações de quadrilhas e grupos de danças folclóricos, além de proporcionar ao público um cenário de lembranças das antigas casas rurais da região e o simples modo de vida do homem do campo.

Preparativos para a tradicional farinhada

Preparativos para a tradicional farinhada

O momento mais aguardado da festa é a farinhada, uma prática típica da zona rural do município que ainda permanece viva e está na terceira edição dentro do Arraiá da Minha Terra. A farinhada consiste em relembrar o processo de produção artesanal da farinha de mandioca e oferece ao saudosistas, ou apenas curiosos, a oportunidade de participar da confecção do alimento. Na Casa de Farinha do Seu Remígio, nome dado à réplica da festa, tem ainda um trio de forró pé de serra para garantir a animação.

Outra manifestação cultural que vem se destacando no município é o “Pau de arara do forró”, um  caminhão adaptado para o transporte de passageiros que, nesta época do ano é decorado na temática junina e leva os forrozeiros numa viagem pelos principais pontos turísticos das zonas rural e urbana de Remígio, com música ao vivo e muita comida regional.

O São Pedro de Remígio nos últimos tempos ganhou destaque graças a esses atrativos culturais e muitos outros, como exposições de artesanato, que ornamentam a cidade, atraem os turistas e resgata as tradições juninas, além de fortalecer a economia da região. A festa de rua teve início no dia 25 de junho e vai até a noite de hoje, 29, mas até o próximo sábado, 02 de Julho, tem o Pau de Arara do Forró.

Ao longo desta semana de festas passam pelo palco os artistas Sirano e Sirino, Garota Bronzeada, Juninho Stigação, Os Fulanos, Juninho PB e Nathan Vinícuis.

Comentários