Os meninos de Monteiro

Campina Grande, 23 de julho de 2016  ·  Escrito por Dayara Sousa
IMG_8029

Mesmo tendo sido chamado de “Os meninos de Monteiro “o grupo tem integrantes de Camalaú

O Forró Gente Boa foi fundado no ano de 2001, na cidade de Monteiro, pelos músicos Bhira Mariano, Marcone Andrade e Osmando Silva. A princípio o grupo foi chamado de “Os Meninos de Monteiro”, mas, embora o nome representasse bem a ligação dos integrantes com a cidade e como sertão paraibano, optaram por usar um nome menos vinculado a Monteiro, já que alguns integrantes não eram da cidade.

A banda preserva e divulga o autêntico forró paraibano e faz questão de dizer que só reconhece a autenticidade do forró de raiz, o chamado forró pé de serra. “A gente não faz forró pé de serra, a gente faz forró, porque forró pra gente é só um”, argumenta Bhira, o vocalista do grupo. Com influências como Jackson do Pandeiro, Marinês e o rei do baião, Luiz Gonzaga o Gente Boa já lançou oito discos, cinco de músicas autorais, com músicas de vários compositores, e três ao vivo, e um DVD, gravado durante um show ao vivo, na cidade de Serra Branca, em 2008.

6cf190472a8a435e92cbe9b9f8fb65db

O último CD lançado pela banda foi o “POPular”

A banda, em seus 15 anos de existência, já fez parcerias com diversos artistas nordestinos. Nessa grande lista de parceiros o Gente Boa já tem Amazan, Ton Oliveira, Santanna, Os Três do Nordeste, Biliu de Campina, Nanado Gomes e Ilmar Cavalcante, que, além de participar de alguns trabalhos do grupo, também são responsáveis pela composição de algumas das músicas gravadas pelo Gente Boa.

A relação da banda com a cultura paraibana vai além da música, se estende também a poesia. Durante os shows o Gente Boa costuma recitar versos de alguns poetas e cordelistas. Chegando até a transformar alguns deles em música, como é o caso de “Diga tudo, mas não diga que eu não gosto de você”.

Apesar das ligações estreitas com a cultura e músicas nordestina, o Gente Boa também tem influência de outros ritmos, principalmente Brega, Samba, MPB e rock. Músicas de artistas como Paralamas do Sucesso e Amado Batista entram com frequência no repertório da banda, sempre interpretado no tradicional ritmo do forró. Em sua formação a banda também reflete essa influências, utilizam instrumentos como guitarra e bateria.

Buscando a valorização da música tradicional nordestina e, ao mesmo tempo, almejando trazer inovação e misturar influências a Gente Boa segue conquistando o público e fazendo sucesso por onde passa. “Existe uma diferença entre fama e sucesso. O Gente Boa é sucesso, porque por na medida que onde a gente passa a galera gosta e conhece as músicas”, ressalta Bhira.

 

Click no link para ver a reportagem multimídia completa sobre o Forró Gente Boa

“Gente Nossa” apresenta: Gente Boa

Comentários