Do São João ao Carnaval: “O Maior São João do Mundo” vira enredo de escola de samba

Campina Grande, 16 de junho de 2017  ·  Escrito por Djane Assunção  ·  Editado por Adriana Araújo  ·  Fotos de Divulgação no Facebook

No começo do mês de maio a Mangueira do Amanhã, escola de samba mirim da tradicional Estação Primeira de Mangueira, anunciou Campina Grande e o Maior São João do Mundo como enredo que levará para o desfile na Avenida Marquês de Sapucaí em 2018, no Rio de Janeiro/RJ.

Integrantes do desfile da Mangueira do Amanhã

A Mangueira do Amanhã é um dos projetos sociais que a agremiação verde e rosa desenvolve na cidade do Rio de Janeiro. O projeto nasceu a partir da cantora Alcione, que atualmente é a presidente de honra do grupo e funciona nos mesmos moldes da escola principal, envolvendo crianças e jovens da comunidade, com o objetivo aproximá-los das tradições culturais brasileiras e, principalmente, as raízes históricas locais.

Em entrevista exclusiva realizada por telefone, o presidente da Mangueira do Amanhã, Soca Silva, falou com a equipe do Repórter Junino sobre a importância do projeto e a escolha do Maior São João do Mundo como enredo de 2018.

Repórter Junino: De onde surgiu a ideia de fazer um enredo sobre Campina Grande?

Soca: No projeto você tem que procurar algo que ponha as crianças para fazerem uma pesquisa. Pois para fazer um samba tem que pesquisar. Aí há dois anos atrás teve um pessoal de Campina Grande que veio visitar a Estação Primeira de Mangueira e eu os encontrei e disse: um dia eu vou fazer um enredo sobre o São João de Campina! E de repente esse ano, quando estávamos pensando na escolha do enredo, que é feita bem antes do carnaval. Eu decidi fazer uma coisa diferente. Uma coisa que as crianças ainda não tenham falado. Aí me veio o São João, uma festa maravilhosa e Campina Grande que possui o maior. Pensei logo num tema como: a Mangueira do Amanhã lhe convida para o Maior São João do Mundo, vamos a Campina Grande na Paraíba.

Soca Silva presidente da Mangueira do Amanhã

Soca Silva presidente da Mangueira do Amanhã

Repórter Junino: Como a escola espera apresentar o tema para a sociedade?

Soca: Em 2014 a mangueira já deu uma pincelada sobre o São João de Campina e a partir desse ano nós vamos mais a fundo sobre o tema. Eu e o carnavalesco da escola iremos em campina grande para conhecer a festa, para descobrir as coisas que ainda não sabemos. Claro que não queremos falar só de São João, queremos falar de tudo, de muita coisinha boa daí. Eu acho que a gente tem que ir de um pólo ao outro para as crianças saberem, pois no Rio de Janeiro o São João não é uma festa tão tradicional. Existem quadrilhas, mas não vive a festa como o Norte/Nordeste vive.

Repórter Junino: Enquanto projeto social, como você vê a escolha desse enredo, já que o São João é uma festa tão importante para o Brasil, em especial na região nordeste?

Soca: Olha, o São João é para o Norte/Nordeste como o carnaval é aqui para nós do Rio de Janeiro. Então isso é um meio para você trazer a criança e o jovem para eles descobrirem que existem coisas fora do Rio de Janeiro, festas maravilhosas como o São João. O jovem tem que saber de coisas que acontece fora da realidade dele. E já que é para falar dessa festa linda, vamos falar do melhor e do maior que é Campina Grande.

Repórter Junino: Há alguma possibilidade desse tema também ser o enredo da escola principal?

Soca: Não vou lhe dizer que sim, nem vou lhe dizer que não. Porque são duas coisas totalmente distintas que dependem de administrações diferentes. Lá pra frente pode ser que a escola principal decida falar sobre o tema. A Mangueira do Amanhã falou de São João, vamos falar também? Entende?

No próximo dia 22, Soca e o carnavalesco Ricardo Henrique visitarão Campina Grande para colher informações, fotografias, filmagens e aproveitar o máximo que a cultura nordestina e a cidade oferece.

Em uma fala para o jornalista Marcos Alfredo, do blog Rubão, o prefeito de Campina Grande Romero Rodrigues disse que a escolha do enredo “é mais um fator a nos encher de orgulho e responsabilidade”.

Sinopse do enredo 2018 da Mangueira do Amanhã

Campina Grande, o maior São João do Mundo

Criação/Desenvolvimento: Bruno Faria /Soca Silva

Criação/Desenvolvimento: Bruno Faria /Soca Silva

Presidente: Soca Silva

Diretor Carnaval: Ricardo Henrique Dias

Carnavalesco: Bruno Faria

“Oxênti”, na locomotiva forrozeira a Mangueira do Amanhã vai embarcar com destino a minha Paraíba. Logo ali entre a capital e o sertão no agreste está a “Rainha da Borborema” a Campina Grande… Sagrado torrão. Terra do trabalho da mão forte e do suor, do cordel de Manoel Monteiro sua literatura majestosa e a xilogravura sem igual.

O sol que “alumia” o dia no arraial São Luiz Gonzaga no sitio São João, o sertanejo caipira a quadrilha sendo formada vai chegando gente que não cabe mais. Vai ter casamento na roça. Santo Antônio faz a alegria das moças que querem casar!!!

Na Vila da Rainha a festa está armada no coreto os forrozeiros afinam o tarol a sanfona e o pandeiro. Aqui vai ter muito baião!!! Para gurizada arretada não se zangar, tem brincadeiras até o dia clarear… burreatas para começar, corrida de boi e de jegue, de saco, tem pau de sebo, pescaria e não adianta reclamar, nas barracas tem doce de não acabar. Tem arte no barro, tem jarro e tem cangaceiro, o couro dá o calçado para o moço se arrastar e a chita dá vestido bonito para moça usar.

A noite chega… E a lua cheia de brilho… E o céu se enfeita de estrelas para o dia de São João, balões coloridos e a brisa a cair são as bênçãos de São Pedro a chegar. Acende a fogueira que aquece o coração pula a fogueira para o pedido alcançar!!! A quadrilha marca a festa como manda a tradição, no terreiro as luzes acesas anunciam a multidão, bandeirinhas em cores mil para enfeitar e alegrar o coração. E de lascar o arretado forrozeiro, que arrasta o pé o tempo inteiro.

O São João vamos festejar…

É carnaval, é hora do forró sambar…

Minha gente não se espante com a nossa criançada…

Nosso morro também tem forró, zabumbada e sanfonada

Hoje o encontro e infinito de beleza

A Mangueira do Amanhã vai homenagear o maior

São João do mundo e sua grandeza.

P.S: … São João Abençoai está vossa casa e fazei que aqui floresçam todas as virtudes que praticastes em vida…

Amém

Comentários