Irmãos Repentistas representam a cultura nordestina há 22 anos

Campina Grande, 17 de junho de 2017  ·  Escrito por Maria Stella Costa e Thaís Suênia  ·  Editado por Diogo Lopes  ·  Fotos de Maria Stella Costa e Thaís Suênia
Apresentação de Repentes no meio do Parque do Povo

                                          Apresentação de Repentes no meio do Parque do Povo

Desde pequenos, o improviso entrou em suas vidas. Eles transformaram criatividade em sustento e preservação de uma característica genuína do Nordeste.

Franki (29) e Nazar (32) perderam o pai ainda crianças. Diante dessa situação extrema os dois começaram a viver do repente, apresentando-se em feiras livres. A vida, como um improviso, encarregou-se de conduzir os meninos à profissão. Nada foi planejado, exatamente como suas apresentações. Apesar de ainda jovens – se comparados com a idade média dos repentistas – ambos apresentam-se no Parque do Povo há mais de dez anos. “Nós gostávamos de cantar embolada na escola. Como a nossa realidade mudou de uma hora para a outra, precisamos fazer disso um trabalho”, relembrou Nazar.

Além de divertir e brincar com o público eles ainda divulgam seu trabalho a partir de seus DVD’s vendidos na hora. Nascidos na divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba, entre Araruna e Serra de São Bento, o dom que os meninos trazem desde a infância já resultou em oito discos, quatro DVD’s, dois livros escritos e 22 anos de Guerra.

Encanto do Repente dentre a multidão no parque do povo

Encanto do Repente dentre a multidão no parque do povo

Apesar de não fazerem parte da programação da 34ª edição do Maior e Melhor São João do Mundo – que conta com vários artistas da terra que usam o local para mostrarem o seu talento e valorizarem a cultura nordestina – os irmãos Franki e Nazar destacaram-se na noite de sexta-feira (16). Os repentes e brincadeiras chamaram a atenção dos turistas e locais que passavam próximo a grande fogueira no Quartel General do Forró. Provocados pelo público, os irmãos fizeram rimas sobre temas variados como traições, novelas e fins de relacionamentos, entre tantos outros

A dupla já se apresentou três vezes nesse ano e nesse local mesmo. Ambos não recebem cachês da realização a festa. Apesar dos contratempos e da falta de apoio, os irmãos contam com uma agenda lotada durante esse São João, em cidades como João Pessoa, Caruaru, Patos e Mossoró.

Comentários