“Os Gonzagas” defendem as raízes nordestinas

Campina Grande, 18 de junho de 2017  ·  Escrito por Ana Geisa, Ana Inês, Érica Ribeiro e Letícia Aragão  ·  Editado por Diogo Lopes  ·  Fotos de Ana Geisa e Letícia Aragão

Apesar de modernizarem estilos genuinamente locais, o grupo acredita que os costumes típicos da região devem ser preservados. Turistas concordam.

Os Gonzagas abrem noite de sábado no Palco Principal do Parque do Povo.

Os Gonzagas abrem noite de sábado, 17, no Palco Principal do Parque do Povo.

“São João rima com forró! Existe São João de Campina sem forró, baião e xote?”. Essa foi a pergunta que o vocalista da banda Os Gonzagas, Felipe Alcântara, fez ao público, na noite de sábado, 17, durante o show da banda no palco principal. Conhecidos por produzirem um forró pé de serra com uma roupagem jovem, o grupo que ganhou notoriedade nacional após participar de um concurso de música na TV, abriu a noite no Parque do Povo, atraindo milhares de pessoas a dançar o verdadeiro forró.

É exatamente pelos motivos que Felipe apontou durante o show, que o São João de Campina Grande faz tanto sucesso. Ele atrai e acolhe turistas do Brasil e do mundo por possuir o título do Maior São João do Mundo. Nesta noite, não poderia ser diferente. Pessoas vindas das cinco regiões do país vieram à procura de conhecer e apreciar a cultura nordestina.

Grupo de turistas de Recife-PE visitam pela primeira vez o Maior São João do Mundo.

Grupo de turistas de Recife-PE visitam pela primeira vez o Maior São João do Mundo.

Um grupo de dezessete pessoas recém-chegado em Campina Grande, vindo do Recife, demonstrou surpresa com relação à vestimenta do público. As irmãs Giselda e Gisela Costa perceberam que, diferente de sua cidade nesta época do ano, as pessoas no Parque do Povo não se vestiam com roupas típicas dos festejos juninos. “A impressão que eu tive é que é diferente do São João que a gente tem em Pernambuco, porque as pessoas não se vestem caracterizadas. Todo mundo é muito enfeitado, mas não tem a tradição do forró, da vestimenta, dos adereços e do xadrez”, argumentou. O grupo disse que prefere o São João de Caruaru por ser mais tradicional, tanto na vestimenta quanto no forró. Apesar das críticas, Edmilson Guerra se disse entusiasmado. “Eu gostei muito. É um São João tranquilo sem nenhum problema. Tudo muito limpo e a estrutura é muito boa, extraordinária. Pretendemos voltar outras vezes”, finalizou.

Paulo Piazza, 35, veio de São Paulo visitar a Rainha da Borborema pela primeira vez, acompanhado de sua namorada, e se surpreendeu com o que encontrou por aqui. Questionado sobre a primeira impressão que teve quando chegou à cidade comentou: ‘‘A gente veio na estrada e achamos impressionante: primeiro que a estrada é muito grande de João Pessoa pra Campina. Daí, quando a gente chegou, vimos os prédios muito altos e aquilo nos surpreendeu, pois não tínhamos ideia de que era uma cidade grande. E olhe que somos de São Paulo! Achamos a festa impressionante’’. Paulo estava conhecendo o Nordeste e foi indicado por amigos para conhecer a festa. Então, decidiu fazer uma rápida visita a Campina Grande. ‘‘Apesar de vir apenas esta noite, vou indicar a festa a outros colegas’’, ressaltou.

Vila Nova da Rainha é um do cenários mais visitados do Parque do Povo.

Vila Nova da Rainha é um do cenários mais visitados do Parque do Povo.

Andando pela Vila Nova da Rainha, um dos cenários mais visitados do Parque do Povo e onde muitos turistas costumam parar para registrar O Maior São João do Mundo estava Mariane Rodriguez, turista do Rio de Janeiro em sua primeira visita à Campina Grande. Animada, ela se encantou com o que está vendo: “Está tudo muito bonito, muito bem feito, rico em detalhes e muito colorido. Muita coisa acontecendo ao mesmo tempo!”. Ela conta que no Rio de Janeiro é possível encontrar festas do gênero. “Vou me acabar aqui no forró do São João de Campina Grande! Pretendo voltar outras vezes e convidar os amigos pra conhecer também”, complementou.

De acordo com Mariane, a referência que os cariocas têm do Nordeste é o centro de cultura nordestina de São Cristóvão. “Ele representa tudo o que se vê no Parque do Povo, só que em menor escala. Lá, tem muita coisa aqui da Paraíba. Muitos restaurantes com comidas típicas daqui como a carne de sol”, garantiu.

Vila Nova da Rainha atrai muitos visitantes do Parque do Povo.

Vila Nova da Rainha atrai muitos visitantes do Parque do Povo.

 

 

Comentários