Festival classifica Quadrilhas Juninas para competições regionais

Campina Grande, 20 de junho de 2017  ·  Escrito por Erivaldo Laurindo  ·  Editado por Aldair Rodrigues  ·  Fotos de Aldair Rodrigues

A competição foi realizada no Sertão Paraibano no último final de semana e movimentou a cidade de Patos

Apresentação da Junina Dona Xita

 Apresentação da Junina Dona Xita

A Federação de Entidades de Quadrilhas Juninas da Paraíba – a FEQUAJUNE – realizou a 16ª edição do Festival  “Paraíba Junino”, que aconteceu durante os dias 16, 17 e 18 de Junho em Patos, cidade localizada na região do sertão paraibano. Ao todo 29 quadrilhas foram classificadas, por meio de etapas realizadas por entidades ligadas à FEQUAJUNE.

Efeitos técnicos, detalhes precisos e muitos brilho fizeram das apresentações um grande espetáculo. Cada Junina trouxe uma temática que envolvia a tradição nordestina e a cultura de outros povos, a exemplo da segunda colocada desta edição, a Moleka 100 Vergonha, que abordou as religiões e cultos africanos com tema “Ilu Ayê, um grito de esperança”.

Foto: Aldair Rodrigues

Ao longo da realização das nove etapas em todo o Estado, algumas quadrilhas não competiram por motivos financeiros e, na final estadual, duas quadrilhas (Joia Rara/Sapé – Só  Pra Você/Remígio) foram desclassificadas da disputa por não comparecerem ao local do evento. Segundo o presidente da Fequajune/PB, Edson Pessoa, as quadrilhas não possuem o apoio cultural e financeiro necessário para a realização efetiva das apresentações, prejudicando assim aos componentes que se dedicam meses para os festivais. “A quadrilha em si já se supera, pois

mesmo com essas dificuldades percebemos que as quadrilhas estão vindo muito boas, bonitas, organizadas e crescendo em termos de espetáculo, de beleza e de dança”, destacou o presidente.

Quatro jurados avaliaram nove itens: (Entrada no arraial, Marcador, Figurino, coreografia, Repertório musical, Conjunto, Casamento Matuto Animação e Saída do Arraial), para a decidir a Campeã desta edição.

Na sexta e no sábado, as quadrilhas começaram a se apresentar às 20h, já no domingo a competição começou às 16h. Durante os três dias o Ginásio recebeu um grande público de várias cidades da Paraíba que foram prestigiar de perto as juninas.  Max Albuquerque, da

Apresentação da Junina

Apresentação da Junina Explosão Nordestina

cidade de Cachoeira dos Índios/PB, percorreu 192 km para assistir as apresentações junto com os seus amigos e familiares, “É uma alegria estarmos aqui prestigiando esse evento, que pra nós, é um movimento junino de grande importância”.

Ao final das apresentações, na noite deste domingo, foi anunciado o resultado da competição, que era tão esperado por todos os

quadrilheiros e suas torcidas. A Campeã, Sanfona Branca, da cidade de João Pessoa/PB, com o tema “Sob o sol do sertão”. Com a conquista a Junina irá disputar a final regional da Globo Nordeste que será realizada no próximo domingo, dia 25, na cidade de Goiana/PE e a final da Nacional da Confebraq, realizada em Palmas-TO com data ainda não definida.

Já a segunda colocada, a Junina Moleka 100 Vergonha de Campina Grande, competirá no Nordestão da UNEJ – União Nordestina de Entidades Juninas, que será realizado em Campina Grande/PB.

 

 

Confira abaixo a colocação das quadrilhas:

Junina Moleka 100 Vergonha. Vice Campeã do Paraíba Junino 2017'

Junina Moleka 100 Vergonha. Vice Campeã do Paraíba Junino 2017

 

Resultado Final do Paraíba Junino 2017 Ordem – Quadrilha – Cidade ou Região
1º Lugar – Sanfona Branca (João Pessoa/PB)
2º Lugar – Moleka 100 Vergonha (Campina Grande/PB)
3º Lugar – Mistura Gostosa (Campina Grande/PB)
4º Lugar – Fogueirinha (João Pessoa/PB)
5º Lugar – Dona Xita (Bayeux/PB)
6º Lugar – Moleka Enchirida (Vale de Cachoeira dos Índios/PB)
7º Lugar – Amor Caipira (Agreste Campina Grande/PB)
8º Lugar – Lampião (João Pessoa/PB)
9º Lugar – Brasil Caboclo (Vale de Cachoeira dos Índios/PB)
10º Lugar – Explosão Nordestina (Santa Rita/PB)
11º Lugar – Juventude Junina (Brejo/PB)
12º Lugar – Explosão Patoense (Patos/PB)
13º Lugar – Rosas do Vento (Borborema/PB)
14º Lugar – Paixão Junina (Agreste Campina Grande/PB)
15º Lugar – Cambebas (Campina Grande/PB)
16º Lugar – Eterno Amor (Sapé ZM/PB)
17º Lugar – Manoel Cardoso (Brejo/PB)
18º Lugar – Ação Nordestina (Sapé ZM/PB)
19º Lugar – Sanfona de Ouro (Brejo/PB)
20º Lugar – Explosão Vincentina (Borborema/PB)
21º Lugar – Paixão Nordestina (Vale do Paraíba/PB)
22º Lugar – Arraiá do Nacioná (Bayeux/PB)
23º Lugar – Sertaneja Boi Seca (Patos/PB)
24º Lugar – Pé de Moleque (Patos/PB)
25º Lugar – Riacho Fundo (Santa Rita/PB)
26º Lugar – Tradição Nordestina (Vale de Cachoeira dos Índios/PB)
27º Lugar – Geração Matuta (Vale do Paraíba/PB)
Digite uma mensagem…
 
Comentários