Ônibus do Forró leva imprensa nacional para conhecer pontos turísticos

Campina Grande, 20 de junho de 2017  ·  Escrito por Letícia Aragão  ·  Editado por Érica Ribeiro  ·  Fotos de Ediva Costa
Ônibus do Forró leva imprensa para conhecer pontos turísticos do centro de Campina Grande.

Ônibus do Forró em passeio especial por Campina Grande.

O São João de Campina Grande tem se tornado objeto de importantes pautas neste período de dias festivos. O tradicional ônibus do forró contou na manhã desta segunda-feira, 19, com convidados diferenciados. Os jornalistas que preencheram os coloridos bancos do transporte estavam representando uma parte significativa da imprensa nacional que, junto ao Ministério do Turismo, vêm aos poucos realocando o interior da Paraíba em lugar de prestígio nos roteiros de viagem.  

Trio Toque de Zabumba anima jornalistas no Ônibus do Forró.

Ônibus do Forró em dia dedicado à imprensa nacional.

Com direito a registros fotográficos ao longo do percurso realizado no entorno da cidade, os jornalistas do Correio Braziliense, UOL Viagens e Melhores Destinos não disfarçaram o contínuo entusiasmo com o passeio. Ao som do Trio Toque de Zabumba e do Côco de embolada, muitos deles se confessaram surpresos com a forte tradição cultural que, além de estar enraizada no passado da cidade, ainda permanece em absoluta vivacidade nas festas atuais.

Uma das representantes do Ministério de Turismo, a jornalista Tatiana Lobão, em sua primeira visita à Campina Grande demonstrou grande entusiasmo ao comentar sobre sua perspectiva de olhar mais rebuscado sobre a cidade nesse período junino, “Eu acho muito bacana vê o quanto a cultura, de fato, é algo presente na identidade da cidade, na identidade do povo campinense. Eu achei uma festa linda, muito maior do que eu imaginava, eu não tinha noção… eu acho que faz jus ao nome de Maior São João do Mundo e eu acho que é uma festa com muito potencial!”. O momento pensado pelo Ministério em reunir a imprensa para cobertura desses eventos, segundo Tatiana, diz respeito à uma ação direcionada a mostrar para o resto do Brasil a diversidade e a grandiosidade das festas que acontecem espalhadas por todo nosso território. O objetivo central com esta ação é de fortalecer a divulgação dos festejos juninos e incentivar o turista brasileiro a conhecer importantes atrativos para valorização da nossa cultura, ressalta ainda, Tatiana Lobão, enfatizando a importância desse projeto.

Ônibus do Forró teve muita música nordestina.

Trio Toque do Zabumba anima jornalistas no Ônibus do Forró .

Em constante contato com as mídias locais e nacionais, o Ministério do Turismo tem feito um massivo trabalho de cobertura de eventos culturais que fazem parte das raízes tradicionais do festejo junino, como as competições de quadrilhas transmitidas ao vivo na última semana. Gustavo Messina, também representante do Ministério do Turismo no ônibus do forró, pontua que, apesar de já ter convivido com um pouco da cultura nordestina, o São João, em particular, o de Campina Grande, é “espetacular” e “as peculiaridades da cidade a torna ainda mais atraente e cativante”. Todo material fotográfico produzido por eles tem sido divulgado a fim de fomentar o turismo e incentivar a esta opção de roteiro de viagem.

O Correio Braziliense trouxe como correspondente a jornalista Rafaelli Panceri que carrega em seu currículo outros roteiros de viagem com viés voltado para a exploração de aspectos que possam ser levados como atrativo turístico. Em Campina Grande, pela primeira vez, ela destaca que não esperava que o São João fosse realmente em toda a cidade…Que tivesse em cada cantinho, que por onde você vá tenha um forró, onde você passa tem uma comida típica… eu achava que era um lugar só e pronto”. Apesar de não ter tido muito contato com a cultura nordestina, Rafaelli enfatiza em sua fala o quanto estas festas que representam a “tradição da tradição” lhe atraíram. Seu projeto de publicação consiste num roteiro voltado ao período junino, de quatro a seis páginas, sendo a capa do caderno de turismo. Nele, a ideia central será mostrar algumas dicas de possíveis entretenimentos durante, ao menos, quatro dias de estadia em Campina Grande. E reitera, “em junho, aqui é o melhor lugar para se estar.”.

Jornalista Moniky Renne, do Melhores Destinos, acompanhava entusiasmada o passeio no Ônibus do Forró.

Jornalista Moniky Renne, do Melhores Destinos,  entusiasmada com passeio no Ônibus do Forró.

Portal de significativa importância no âmbito nacional, o Melhores Destinos, traz para o mês de junho uma cobertura específica do Maior São João do Mundo. Pela primeira vez, o portal faz essa abordagem de produção de roteiro. A jornalista Moniky Renne, que acompanhava entusiasmada o passeio no ônibus do forró, conta que se surpreendeu com a grandiosidade da festa e por isso mesmo resolveu por incrementar a didática da cobertura. Serão trazidos para o roteiro de viagem especial de São João elementos como a culinária, hotelaria e as festas típicas que podem ser apreciadas pelos turistas. Em meio a risos, Moniky fala que “é impossível não se divertir e não dançar a cada vez que toca um forró. Eu só sei dançar sozinha! Quando junta com alguém o ritmo me atrapalha!”.

Também pela primeira vez na Paraíba e, respectivamente, em Campina Grande, Eduardo Andreassi, jornalista e freelancer do caderno de viagens da UOL em São Paulo, revela que ficou surpreso, “foi além das minhas expectativas, uma grande festa com uma grande estrutura, policiamento, transporte, hotelaria, a festa em si, que tem capacidade de crescer muito mais.” Animado, ele confessa que ficou bastante contente e satisfeito com os materiais publicados e conta que tudo será publicado em formato de reportagem e de artigos, sempre acompanhados por fotos. Eduardo ressalta que “em São Paulo não existe essa festa junina com as proporções das festas daqui. Aqui é uma tradição, deu pra perceber que é uma coisa tradicional, gostei muito disso, é uma coisa enraizada já, da cultura do nordestino.”. Para ele, a festa junina está associada diretamente à uma coisa de família, de raízes. “Se houvesse mais divulgação lá, sem dúvida, haveria mais interesse. O que falta é divulgação e oportunidade para as pessoas verem, como passagens mais baratas.”, finaliza.

Romero Rodrigues, vice presidente da ABRAJET-PB, no Ônibus do Forró.

Romero Rodrigues, vice presidente da ABRAJET-PB, no Ônibus do Forró.

Romero Rodrigues, vice presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Estado da Paraíba – ABRAJET-PB, é jornalista e mestre na área de sustentabilidade e turismo e revela que está em Campina Grande justamente para apoiar este passeio e fazer registros fotográficos para fim de divulgação. “Estou aqui a convite da Autocar, estou fazendo umas imagens para a ABRAJET-PB, são 17 jornalistas especializados no estado da Paraíba e 160 no Brasil.” Ele explica que as imagens são para postar no grupo da associação e acredita que o São João é um gerador de emprego e renda, e faz com que a cidade tenha seu 14º salário para muita gente, movimentando a economia. “Eu acho que o São João está excelente, repaginado, atendendo a todos os gostos sem perder a característica cultural das pessoas.”. Romero ainda comenta que “o São João, hoje, tem espaço pra todo gosto, pra todo tipo de comida, não só buchada, picado, milho… mas também tem pizza e assim é feita essa interdisciplinaridade do turismo, respeitando as culturas.”.

Jornalistas passeiam por Campina Grande no Ônibus do Forró.

Jornalistas passeiam por Campina Grande no Ônibus do Forró.

Comentários