Vêm-te embora pra Campina

Campina Grande, 23 de junho de 2017  ·  Escrito por Haline Oliveira e Sabryna Simões  ·  Editado por Juliana Rodrigues  ·  Fotos de Aluska Teberge

Em uma pequena volta pelo Parque do Povo, é fácil perceber estilos, aparências e sotaques diferenciados. A festa tem o poder de unir gente de todos os cantos. O slogan mostra bem isso. “Vêm-te embora pra Campina”, passou a ser dito tanto por moradores da cidade quanto por turistas que vem visitar o Maior São João do Mundo.

Conhecer lugares, visitar a família, descobrir um gênero musical e saber um pouco mais sobre a cultura local, é umas das características de quem vem visitar o São João de Campina Grande. Por isso é preciso falar sobre aqueles que sacodem a poeira e decidem arrastar o pé aqui.

Forró da Samistur

Forró da Samistur

Uma agência de turismo de Belém do Pará, realiza viagens a quatro anos para Campina Grande e montou um grupo intitulado como “Forró da Samistur, sendo uma forma de caracterizar suas viagens para o Maior São João do Mundo. O grupo nos falou que está totalmente encantado com o evento, e que para eles foi um impacto cultural, pois de onde  vem o São João é uma festa com a família, cada um na sua casa. Alguns integrantes do grupo também comentaram que as comidas nordestinas são deliciosas. Para eles a culinária daqui é maravilhosa e impossível de encontrar em outro lugar.

Em frente ao palco Parafuso, oito idosos estavam dançando muito forró e relataram que são participantes do grupo: ‘’Arraial da vovó’’, de Vitória- Espírito Santo. Celina Rosa juntamente com seu marido Francisco Lourenço falou da alegria em conhecer o São João daqui. “É a primeira vez que participamos dessa festa, nunca imaginei que eu com 75 anos e meu marido com 83 anos íamos ver uma coisa tão linda. Já gastamos muita sola de sapato nos últimos dias’’, brincou a turista.

Essa é uma época do ano em que o comércio, os hotéis e toda a cidade se movimenta e se prepara para receber pessoas não só do Brasil, mas do Mundo inteiro. Sendo visto por milhares de pessoas o São João de Campina passa a ser um grande atrativo para aqueles que gostam dessa época do ano ou tem curiosidade em conhecer.

Grupo arraial da vovó de Vitória - Espirito Santo

Grupo arraial da vovó de Vitória – Espirito Santo.

Comentários