São João como antigamente: resgate histórico e cultural em Areia-PB

Campina Grande, 26 de junho de 2017  ·  Escrito por Haline Oliveira e Sabryna Simões  ·  Editado por Djane Assunção  ·  Fotos de Haline Oliveira e Sabryna Simões
O colorido do São João

O colorido do São João em Areia-PB

As bandeiras estão colorindo o céu, o calor da fogueira aquece as pessoas em meio a baixa temperatura, as famílias se reunindo para comemorar o dia de celebração à São João. É dessa forma que começa a festa na praça principal da cidade de Areia-PB, uma iniciativa que busca valorizar as raízes históricas da localidade, enaltecendo os artistas da terra e mantendo viva as tradições populares.

Localizada na microrregião do brejo paraibano, o município de Areia possui uma população em torno de 24 mil habitantes, que convivem o ano inteiro com um clima agradável. No inverno as temperaturas baixam e o frio invade o cotidiano de um povo acolhedor.

PessoasreunidasnapracaPedroAmerico

Pessoas reunidas na praça Pedro Américo

Este ano os festejos à São João são muito especiais, uma vez que por cerca de quatro anos, a cidade ficou sem receber eventos desse tipo. O tradicional São João na praça foi muito aguardado pelos moradores e turistas que visitam o local durante os festejos juninos.

Por iniciativa da Prefeitura e da Secretaria de Turismo, a cidade recebe alegre o “São João como antigamente”.  A ideia é valorizar os artistas locais, e movimentar o comércio. No dia 23, véspera de São João, houve durante a tarde a apresentação em praça pública de quadrilhas da sede da cidade e também dos distritos.

No sábado, dia 24, o forró pé de serra tomou conta do ambiente e ninguém ficou parado.  Churrasco, pipoca, algodão doce, maçã do amor, cachaça da terra, cheirinho de fumaça, tudo isso têm no São João de Areia. Toda essa riqueza cultural, aliada a um clima gostoso e um cenário de belas paisagens, fazem de Areia o ambiente ideal para muita alegria e exaltação do orgulho de ser nordestino.

O Secretário de Turismo, Tinho, ressaltou a importância do São João na praça para a história cultural da cidade e a preservação dos costumes locais. ele também destacou que o evento alavanca o turismo na região e atua como uma porta que abre visibilidade para o os artistas da região.

forró na tenda

Forró na Tenda

A festa ainda conta com a presença de vários estudantes do Centro de Ciências Agrárias pertencente a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que está localizado na cidade. Maria Eduarda, de João Pessoa, estudante de medicina veterinária, estava encantada com a ideia de Areia realizar o São João como antigamente. Ela contou que mora na cidade para estudar, mas adora quando tem evento, porque segundo a mesma, sempre são festas tranquilas e que passam segurança para as famílias que as frequentam.

A terra do romancista Pedro Américo está animada! A população já aguarda ansiosa pelo “São Pedro como antigamente”, que está com programação para os dias 28 e 29, quarta e quinta-feira. Haverá apresentação de quadrilhas, venda de comidas típicas, e atrações como: Forró Karapeba (dia 28), Os Mensageiros do Forró, Forró Jeito Manhoso e o Forró da Morena no dia 29.

Em Areia, valorização da cultura nordestina é algo garantido, além da animação característica de um povo muito acolhedor!

As repórteres Haline Oliveira e Sabryna Simões acompanharam essa festa e produziram um vídeo especial para os leitores do Repórter Junino. Confira!

Comentários