Forró da AABB, o tradicional!

Campina Grande, 3 de julho de 2017  ·  Escrito por Aluska de Araújo Teberge, Dalisson Markel e Taysom Maytchael  ·  Editado por Djane Assunção  ·  Fotos de Dalisson Markel e Taysom Maytchael

_MG_6248

Na noite deste último sábado, 01, aconteceu o Forró AABB, que é um evento promovido pela Associação Atlética do Banco do Brasil e tem como o objetivo manter vivo o tradicional forró nordestino, tão importante para a valorização cultural desta região.

Com a presença de Santanna “o Cantador”, Forró de Mãe Joana e Forró de Boa, a noite proporcionou ao seu público, além do autêntico forró, a primeira edição do Prêmio São João de Tradição, que homenageou os idealizadores do Troféu Gonzagão.

O presidente e idealizador do evento,m Allan Rodrigues falou sobre as dificuldades para a realização, que para ele “é muito difícil de se organizar, pois ficamos localizados no coração de Campina Grande, ao lado do Parque do Povo, aí tem toda essa concorrência”. Também destacou alegria na realização do evento. “A gente vê uma casa cheia e lotada como essa, chega dá prazer. E esse é nosso foco, é buscar o forró tradicional que sempre teve em Campina Grande”, concluiu.

A primeira edição do Prêmio São João de Tradição, que é uma premiação proporcionada pela Associação, homenageou os idealizadores do Troféu Gonzagão, Ajalmar Maia e Rilávia Cardoso, pessoas que têm levado para o mundo o que a cultura nordestina tem de melhor, sobretudo o forró.

O vocalista Rany Saoli, da banda Forró da Mãe Joana comentou acerca do seu ponto de vista em relação ao evento, no qual diz que o público presente é relativamente diferente. “Um público que busca o forró de raiz e valorização do regionalismo na música, um público que busca Jackson do Pandeiro, Marinês, Luiz Gonzaga entre outros mestres do forró tradição”.

_MG_6183

Santanna “o Cantador”

Mais conhecido como “o Cantador”, Santana que tem suas músicas prestigiadas por todo o Brasil e por países da Europa como Áustria, Alemanha, Holanda, França e Portugal. Ele confidenciou o segredo para o seu trabalho ser tão reconhecido pelo público que o prestigia. “O que eu quero é levar alegria para pessoas, quero proporcionar alegria sempre com minhas canções”, relatou. O Cantador também mencionou que se preocupa muito com a letra de suas músicas, porque 80% de seu repertório é para o público feminino, portanto, a valorização da mulher e do romantismo é algo importantíssimo.

_MG_6243

Apresentação na AABB

Perguntado sobre as polêmicas que cercaram os shows do Maior São João do Mundo, Santana discorreu sua opinião. “Eu me preocupo com a festa. Pois a festa nordestina do São João é a maior festa brasileira, ela se tornou grandiosa por que é diferente. O que estão fazendo é tentando equalizar e igualar ela a outros festivais, desta forma, vai virar uma festa de outro estado dentro do Nordeste. No momento em que o Nordeste é imponente no cenário nacional”.

O Cantor também descreve a satisfação de estar presente em um evento tão importante como o Forró da AABB. “É uma alegria imensurável, eu faço música para nordestino. Se os de fora gostarem eu ficarei muito feliz. Se você parar para observar todos dançaram do início ao fim, e ver a alegria e satisfação da platéia em um evento que tem a proposta de valorização cultural, não tem preço”.

O Forró da AABB vem cada vez se incorporando no calendário junino de Campina Grande, sendo um dos eventos no qual o forró tradição é aclamado pelo público que o procura e prestigia a cada nova edição.

Comentários