Memórias de São João

Campina Grande, 12 de julho de 2017  ·  Escrito por Débora Marx

miniatura

Mais do que uma festa que atrai turistas e movimenta Campina Grande, o São João tem a capacidade de reunir a família, de tocar no sentimento e de fazer com que as pessoas criem uma afetividade real com o período.

Quantas histórias? Quantas lembranças? Quantos momentos bons nos traz a comemoração junina? As fogueiras, as comidas, as cores e o ritmo desse tempo permeiam os corações de quem vive essa tradição há décadas.

Como não se apaixonar? Como não reconhecer o significado emotivo que nos toma por inteiro quando lembramos dessa cultura tão nossa?

Esse documentário é sobre uma mulher, sobre suas memórias, sobre sua coragem em lutar por preservar aquilo que nos foi passado pelos índios, pelo homem do campo e pelos europeus e que resultou no que, hoje, chamamos d’O Maior São João do Mundo. Contudo, mais do que isso, esse documentário é sobre amor.

Amor que sentimos quando o sorriso abre ao reconhecermos a sanfona, amor quando o cheiro do milho nos abraça e nos faz sentir-se em casa, amor quando o forró embala nossos corações, amor ao sentar em volta da fogueira e perceber, ao redor dela,pelos rostos jovens e mais cansados que ali se encontram, que esta é uma festa que aproxima, contagia e diz muito sobre quem somos.

Vem descobrir conosco o que Dona Cléa tem para nos contar!

 

Comentários