Começa hoje o 14º FOLKCOM UEPB discutindo o papel da pedagogia da Folkcomunicação e da Cultura Popular

Campina Grande, 27 de setembro de 2017  ·  Escrito por Ana Flávia Nóbrega, Érica Ribeiro, Tamyres Dysa  ·  Fotos de Ana Flávia Nóbrega

capafolk

Com o tema central de “Pedagogia da Folkcomunicação e da Cultura Popular” a XIV edição do Seminário Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular começa nesta quarta-feira (27) visando explorar as potencialidades didático-pedagógicas do folclore no contexto da educação brasileira tanto no âmbito nacional quanto regional. Problematizando as experiências e resultados alcançados através da discussão em mesas redondas, grupos de trabalhos e oficinas com o objetivo de aproximar e ampliar o debate sobre os temas aos alunos, educadores e profissionais da comunicação.

Professor Luiz Custódio

Professor Luiz Custódio

Segundo o professor Dr. Luiz Custódio da Silva, coordenador do evento “A comunicação social na sua totalidade e plenitude tem uma relação muito estreita com a educação e com as questões pedagógicas. O evento vai exaltar o que Luiz Beltrão deixa transparecer nos seus estudos o lado pedagógico da Folkcomunicação nos segmentos populares”, disse.

Por Folkcomunicação pode-se entender a comunicação em nível popular, sendo este o indivíduo que não utiliza os meios tradicionais de comunicação como principal fonte de comunicação e sim a comunicação através do folclore ou de meios folclóricos. A pesquisa inicial e genuína de Luiz Beltrão que inspira a existência do evento passa a levar em conta as manifestações culturais populares no contexto das teorias da comunicação analisando a vertente da comunicação popular como uma manifestação do saber dos excluídos e marginalizados institucionalizados pela sociedade.

A discussão da cultura popular como objeto de análise para os formadores dos meios massivos de comunicação e de caráter pedagógico será ofertado a partir de oficinas, mesas redondas, grupos de trabalho, apresentações culturais, lançamento de livros e exposições fotográficas.

Nesta quarta-feira ocorre o credenciamento para os participantes, oficinas nos turnos manhã e noite (8h às 12h e 19h às 21h), solenidade e conferência de abertura a partir das 14h no auditório I da Central de Integração Acadêmica (CIAC/UEPB) com a discussão “Desafios da Folkcomunicação e da Cultura Popular na Contemporaneidade” com a congressista Maria de Lourdes Macena Souza (IFCE) e com a mediação do professor Dr. Luiz Custódio da Silva (UEPB). Às 15h a mesa redonda 1 traz o saber dos antigos sobre a memória popular com o tema “Mestres do Saber e da Memória Popular”. A mesa que contará com a presença de Dona Joana Alves (Forró e Rabeca), Ingrid Farias Fechine (Rendeiras), Lenira Rita (Quadrilhas Juninas), Lia de Itamaracá (Ciranda), Lima Filho (Quadrilhas Juninas), Luizinho Calixto (Oito Baixos) e Mestre Sabiá (Capoeira Angola) com mediação da professora Maria do Socorro Tomaz Palitó Santos (UEPB) também acontecerá no auditório I da CIAC e antecede apresentações culturais às 17h.

O evento é ofertado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Rede de Estudos e Pesquisas em Folkcomunicação (Rede Folkcom) e vai até a próxima sexta-feira (29) com programação durante todo o dia e pela noite.

Comentários