1º dia de FOLKCOM UEPB é marcado por oficinas e discussões sobre a memória popular

Campina Grande, 28 de setembro de 2017  ·  Escrito por Ana Flávia Nóbrega, Érica Ribeiro e Tamyres Dysa  ·  Fotos de Ana Flávia Nóbrega e Divulgação do Evento
Oficina - O produtor de TV e a Construção do personagem.

Oficina – O produtor de TV e a construção do personagem.

Oficinas, solenidade e conferência de abertura, uma Mesa Redonda com artistas da cultura popular e apresentação do Trio Forró Show marcaram o primeiro dia do Folkcom UEPB 2017. O evento, em sua  XIV edição, traz como tema central “Pedagogia da Folkcomunicação e da Cultura Popular”.

Ao todo foram 13 oficinas oferecidas que reuniram alunos no turno da manhã e da noite, entre elas a oficina “CLIC – Cultura, Literatura e Criatividade: Do erudito ao popular” atraiu a curiosidade e o interesse de estudantes de Jornalismo. De acordo com Ana Daniele, uma das ministrantes da oficina, foram elaboradas atividades diferenciadas com dinâmicas e estratégias que relacionam a literatura com esse meio da comunicação. “CLIC é um projeto que nós, alunos de Letras Português da UEPB, realizamos em sala de aula, então trouxemos a ideia pra esse evento, mas pensando numa relação direta com a comunicação.”, explica.

Oficina CLIC - Cultura, Literatura e Criatividade: do erudito ao popular.

Oficina CLIC – Cultura, Literatura e Criatividade: do erudito ao popular.

Sobre o propósito das dinâmicas trazidas pela oficina, Nathália Pinto, também ministrante, diz que, “quando resolvemos elaborar as atividades, a gente pensou em juntar a área da comunicação com a área das letras, que é o nosso curso, e aí a gente adaptou todas as atividades aqui na oficina pra que entrasse no mundo do pessoal da comunicação”. Segundo ela, as dinâmicas trazem um viés interativo e criativo, direcionado a cultura popular, para que os participantes possam entender o objetivo do projeto na oficina. “Foi um desafio enorme pra gente, a gente recebeu o convite ‘pra’ participar do evento com muita alegria”, finaliza.

Myrlla dos Anjos, aluna do 2º período de jornalismo, avalia que a oficina superou suas expectativas, ressaltando que a proposta descrita na hora da inscrição realmente aconteceu. Ela ainda reitera o motivo que a levou para escolher participar dessa oficina, “quando eu vi a proposta foi a que me identifiquei, por se tratar de literatura, cultura, então eu achei bem interessante e realmente foi muito boa”.

Na oficina intitulada “Pedagogia de Projetos para a Inclusão da Comunicação nas Escolas”, ministrada pelo professor Assis Souza de Moura, a discussão tornou-se ampla com os participantes, abordando exemplos dos municípios diversificados de cada aluno presente no bate-papo e facilitando a compreensão dos mesmos diante da proposta oferecida.

Discussão sobre os desafios da folkcomunicação e da cultura popular

Discussão sobre os desafios da folkcomunicação e da cultura popular.

Além das oficinas, a programação seguiu com a discussão sobre os desafios da folkcomunicação e da cultura popular no contexto da contemporaneidade com a professora e pesquisadora Maria de Lourdes Macena de Souza (IFCE) que trouxe ao evento novas perspectivas de análises e de apuração quando se refere à cultura popular.

Lia de Itamaracá, ícone máximo da ciranda, esteve no 1º dia do Folkcom 2017.

Lia de Itamaracá, ícone máximo da ciranda, esteve no 1º dia do Folkcom 2017.

A primeira mesa redonda também foi destaque ao debater os mestres do saber e da memória popular na construção identitária e social. A mesa teve a presença de representantes de distintos segmentos que compõem uma vasta teia de representação cultural, foram eles: Lia de Itamaracá, ícone máximo da ciranda; Ingrid Farias Fechine, apresentando resultados de sua pesquisa sobre as rendeiras; Lima Filho como representante das quadrilhas juninas; Mestre Sabiá como representante da capoeira de angola. A professora do Departamento de Comunicação Social da UEPB Maria do Socorro Palitó foi a mediadora da mesa.

A programação do XIV Seminário Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular segue nesta quinta-feira das 8h às 11h  com apresentação dos trabalhos aprovados nos eixos temáticos divididos em cinco GT’s: 1- Educomunicação e Folkcomunicação, 2- Comunicação, Educação e Desenvolvimento, 3-Movimentos Sociais, Festejos Juninos e dinâmicas Educativo-Culturais, 4- Folkcomunicação nos contextos religiosos e o 5- Pedagogia do Jornalismo Cultural. Já às 14h haverá a segunda mesa redonda que discutirá a Folkcomunicação e a cultura popular nas práticas pedagógicas de educação básica. As atividades se estendem até o turno da noite com lançamentos de livros e a terceira mesa redonda com o tema “Jornalismo Cultural e Manifestações da Cultura Popular e Regional” a partir das 19h.

Apresentação cultural encerrando a tarde do 1º dia do evento.

Apresentação cultural encerrando a tarde do 1º dia do evento.

Comentários