Terceira idade marca presença e anima Momento Junino

Campina Grande, 13 de maio de 2018  ·  Escrito por Bruna Martins e Vitória Nunes  ·  Editado por Emanuelle Carvalho  ·  Fotos de Bruna Martins e Geisa Viana

3a idade

É festa! A pirâmide, localizada no centro do parque do povo, faz parte da história de muitos eventos importantes, um deles é o Momento Junino que está na sua décima nona edição. Casais dançam de um lado para o outro, na esperança de que o São João chegue logo. Quem participa da festa não deixa de admirar a grandiosidade do lugar e as bandeirinhas coloridas que engradecem ainda mais a sua beleza.

3aidade1Em frente ao palco principal, seu Luiz, mais conhecido como Luiz do feijão, 72 anos, segura pela cintura sua amada Maria da Glória, 69 anos. Dançando ao som de uma das atrações do dia, o cantor Capilé, o casal não para nenhum minuto para descansar. Casados há 50 anos, dona Maria diz que o forró sempre fez parte da sua vida, e que até já se apresentou com Elba Ramalho. Faz cinco anos que eles participam do momento junino e pretendem participar novamente ano que vem.

Outro casal que prestigia o evento desde a inauguração do programa é a Cornélia de Souza, 82 anos, e o Wilson Fernandes, de 81 anos. “Estamos muito felizes em poder participar de todas edições. Onde tem forró pode procurar a gente que estamos dentro ”, disse dona Cornélia. Eles contam que depois do momento junino vão para uma fazenda dançar forró. Com eles é festa todo dia. Não tem tempo ruim.

3aidade11O programa atrai muitas pessoas da terceira idade, por ser um evento que valoriza a cultura nordestina. Mas existe também outro fator que podemos considerar, o aumento da expectativa de vida no estado que subiu para 72,6 anos, em 2016, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por esse motivo, os idosos que já estão aposentados procuram participar mais de eventos culturais como forma de distração e interação com outras pessoas, alguns chegam até procurar um novo amor.

Comentários