“Missa na Vila” resgata as tradições religiosas do São João

Campina Grande, 9 de junho de 2018  ·  Escrito por Manoel David, Pollyane Cesar e Steffanie Alencar  ·  Editado por Bruna Martins  ·  Fotos de Karla Sylmara

Com a programação cheia de festejos, a religiosidade marca do São João, ganha espaço na “A Vila do Artesão

Betânia Perreira, coordenadora da Patoral (Foto: Karla Sylmara)

Betânia Perreira, coordenadora da Patoral (Foto: Karla Sylmara)

Momentos religiosos também possuem espaço nas festividades juninas em Campina Grande-PB. A programação da  “ Vila do Artesão” é uma delas, localizada no bairro do São José, realiza anualmente a “Missa na Vila”. O evento aconteceu na manhã deste Sábado (09) e reuniu artesãos e visitantes. O momento religioso contou com a celebração do Padre Van Victor, que faz parte da Catedral Diocesana da cidade.

A “Missa na Vila” é organizada pela Pastoral da Visitação da Catedral de Campina Grande-PB, e “surgiu através do contexto cultural da cidade”, afirma a coordenadora da Pastoral, Betânia Pereira. O lugar também concentra grande parte dos turistas durante O Maior São João do Mundo, por isso foi escolhido para a realização do evento.

Padre Van Victor com um devoto (Foto: Karla Sylmara)

Padre Van Victor com um devoto (Foto: Karla Sylmara)

Padre Van Victor, que celebrou a missa nesses três anos, falou sobre a falta da tradição religiosa nos festejos juninos. “A festa recebe o nome de São João, mas há muito anos as pessoas têm esquecido do conceito religioso, que é o princípio da comemoração”, expressou. Apesar dessa dispersão, o padre conta que a participação dos fiéis nas missas não diminui durante o mês de junho. Quando questionado sobre a ida ao Parque do Povo logo após as celebrações, o celebrante esclareceu que “não há problema, desde que saibam se divertir de forma correta e saudável.”

Além dos fiéis que participaram da missa, a artesã Socorro Leite, colaborou durante o momento da litúrgia. Socorro em conversa com a equipe do repórter junino, destacou a importância de eventos como este na Vila: “O momento religioso é bem importante para cada um de nós, porque enche nossa alma, temos que trabalhar mais tranquilos. Então é necessário esse momentos religiosos aqui na vila, principalmente para nós artesãos que vivemos numa correria, numa agitação”, comentou. Já a técnica de enfermagem, Selma Alves, que participa pela primeira vez da “Missa na Vila” afirmou: “É muito importante momentos como esse. Sem Deus não somos nada. Sempre temos que estar indo em busca Dele”. A Vila do Artesão conta com uma programação junina especial, durante os 30 dias do Maior São João do Mundo.

 

Comentários