Moda junina vira pauta no ColetivoF8 mostrando os estilos e tendências na festa mais popular do Nordeste

Campina Grande, 18 de junho de 2018  ·  Escrito por Sarah Cristinne  ·  Editado por Fernando Firmino

“Para além do forró, Campina também se destaca pela adesão à moda inverno, evidenciada principalmente nas noites de frio e shows no Parque do Povo.”

Nem só de forró e comidas típicas se faz o São João. O estilo – tanto na decoração quanto na roupa, é papel fundamental na tradição dos festejos juninos. E por mais que a moda seja um arsenal de reinvenções, algumas peças tem lugar garantido na festa todos os anos. O tema: “São João de Campina – melhor do mundo, maior na moda” foi o título do trabalho do grupo formado por Bruna Couto, Clara Madruga, Isabel Cristina, Maria Helena e Sara Isabelly, que apostaram na festa mais popular da cidade para dar vida a um catálogo cheio de cores e tendências.

O editorial foi resultado dos projetos da disciplina de ‘Laboratório de fotojornalismo’ da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), ministrada pelo professor Rostand Melo, que divide seus trabalhos em retratos, fotorreportagem e ensaios. Os alunos aprendem a teoria em sala de aula, e preparam, fotografam e produzem conteúdo para ser publicado no ColetivoF8, site fotojornalístico dirigido pelo professor Melo, pensado para a construção coletiva pelas turmas ao longo do ano. A sigla ‘F8’ faz referência à configuração do diafragma da câmera, para buscar um foco perfeito.

Os bastidores do editorial. Foto: Isabel Cristina.

Os bastidores do editorial.
Foto: Isabel Cristina.

A ideia do editorial de moda

Isabel explicou como surgiu a ideia do tema do editorial: “Inicialmente nós tínhamos pensado em fazer um editorial de moda mais clássico, com aquelas roupas mais elegantes, etc., Então olhamos para o contexto que estamos inseridos e a época mais animada do ano para nós paraibanos, daí decidimos falar sobre a moda junina.”

Nem é preciso entender tanto de moda para perceber o clima festivo – bandeirinhas coloridas, peças de couro, xadrez e botas entregam o tema junino. Todos os itens que seriam grandes apostas para o São João 2018 foram colocados no editorial, e foi xeque-mate!  

“Em uma das nossas conversas sobre a decisão do tema frisamos a fala de uma blogueira que ao passar por Campina na época de São João elogiou a forma como as mulheres campinense se vestem, daí paramos para analisar e vimos que realmente é verdade, a mulher campinense se veste muito bem na época junina, com uma diversidade de materiais, estampas, tipos de tecido e os detalhes que fazem toda a diferença.  A moda junina é aquela coisa que tem a tendência de cada ano mas nunca perde a sua essência,” disse ela.

O ensaio foi localizado no Vila Mirante, e a equipe conseguiu parceria com a loja ‘Glamour Acessórios e Kids’, que cedeu as peças, e disponibilizou a modelo e digital influencer campinense Elisa Bonifácio. “O grupo compreendeu bem a proposta de produzir um editorial de moda ao escolher um tema atual e que tem fortes laços com a nossa cultura popular. Conseguiram trabalhar elementos dos festejos juninos, como a decoração com bandeirolas coloridas, mas com uma pegada urbana e contemporânea. O resultado não deve nada para produções de moda feitas com estrutura maior, realmente muito bom”, explicou o professor Rostand.

Legal, né? Para ver o conteúdo completo com detalhes acesse www.coletivof8.com.

Comentários