Taça na raça: A primeira vitória do Brasil na Copa 2018 e a esperança do hexa

Campina Grande, 22 de junho de 2018  ·  Escrito por Elaine Campelo e Sarah Cristinne  ·  Editado por Inaldete Almeida  ·  Fotos de Elaine Campelo, Sarah Cristinne e Steffanie Alencar

 

Vários forrozeiros foram cedo ao Parque do Povo para acompanhar o jogo do Brasil contra a Costa Rica e ao chegarem perceberam que alguma coisa estava errada: Os telões instalados na Pirâmide e no Palco Ton Oliveira estavam desligados, apenas alguns quiosques tinham televisores pequenos  e apenas um restaurante estava aberto para transmissão do jogo. 

Foto: Elaine Campelo

Foto: Elaine Campelo

Foto: Sarah Cristinne

Foto: Sarah Cristinne

‘’É uma decepção, o público tá chegando, tá voltando porque todo mundo estava aguardando e esperando o horário do jogo pra assistir nessa bendita pirâmide, quando chega aqui o telão está desligado. Se a pirâmide do Parque do Povo é o coração do nosso São João por que em um horário desses, em pleno jogo do Brasil, estamos passando por isso? Nós somos barraqueiros, tenho uma barraca e mesmo com uma televisão pequena o povo quer assistir. Então nós estamos pedindo para que façam alguma coisa para reanimar o nosso São João, porque ele está se perdendo. Se nós somos o maior São João do mundo por que estamos em uma situação dessas?’’, enfatizou umas das comerciantes do local.

Foto: Steffanie Alencar

Foto: Steffanie Alencar

Sem telão, muitos torcedores de Campina Grande voltaram para casa, enquanto os turistas buscavam saber informações de onde acompanhar o jogo. Com o ‘’jeitinho brasileiro”, os torcedores se reuniram na frente das tv’s espalhadas pelo local ou no entorno do Parque do Povo, como pequenos restaurantes e bares. Enquanto a bola rolava em São Petersburgo, no Parque do Povo os torcedores acompanhavam apreensivos o jogo da segunda rodada e “fizeram o momento”. Apesar de tudo, as famílias vibravam a cada toque de bola dos jogadores, esperando que eles fizessem jus à presença no ‘’estádio improvisado’’.

Foto: Steffanie Alencar

Foto: Steffanie Alencar

O Brasil precisava da vitória sobre a Costa Rica para garantir a vaga nas oitavas de final e seu adversário também carregava essa responsabilidade, já que perdeu o último jogo para a Sérvia. Os dois times já se enfrentaram 10 vezes, em nove  a vitória foi brasileira, sendo duas em mundiais, garantindo à seleção do Brasil certa vantagem. Foi um jogo cheio de emoções.  O primeiro tempo deixou o torcedor tenso e desanimado, tentando acreditar numa volta por cima para obter a vitória necessária na partida. O segundo tempo começou esperançoso apesar de um pênalti ter sido anulado, até que o jogador Philipe Coutinho marcou o primeiro gol, aos 45 minutos do segundo tempo, animando a todos. Os olhos dos torcedores já demonstravam esperança na vitória e ansiavam pelo término do jogo,  e quando o brasileiro já se conformava com o placar de de 1×0, nos acréscimos  Neymar fez a rede balançar com mais um gol.

Foto: Elaine Campelo

Foto: Elaine Campelo

E foi com a alegria da vitória de 2×0 sobre à Costa Rica que o Brasil garantiu sua permanência na Copa do Mundo, assim como a alegria do povo. Ainda falta um jogo, mas em decorrência do resultado de hoje à tarde no complemento da rodada do mesmo grupo, o Brasil pode até perder e ainda assim se classificar caso a Suiça também perca e fique com saldo de gols abaixo. O Repórter Junino terá mais uma cobertura em dobradinha: Campina Grande e Rússia (com nosso correspondente na Copa do Mundo, Diogo Lopes).

 

Comentários