Brasil honra as estrelas do uniforme e vence o México nas oitavas de final

Campina Grande, 2 de julho de 2018  ·  Escrito por Elaine Campelo, Pâmela Vital e Steffanie Alencar  ·  Editado por Inaldete Almeida  ·  Fotos de Elaine Campelo, Rafael Costa e Steffanie Alencar

Agora é esperar as quartas de final

Na manhã de hoje (02), o time brasileiro demonstrou sua performance em Samara, Rússia, no seu quarto jogo da copa de 2018, disputando com o time mexicano pelas oitavas de final. Com um primeiro tempo acirrado, o jogo não começou como os torcedores esperavam. O México manteve o embate igualado com 49,3% de posse de bola, enquanto o Brasil mantinha 51,7%.

Concentração total

Concentração total

O México apresentava uma escalação e sistema tático bem articulados, tendo uma certa liderança, mas o time brasileiro pouco a pouco foi restituindo seu lugar e favoritismo, principalmente o jogador Neymar que em comparação com os jogos anteriores, mostrou a que veio, fazendo diversos lances em campo.

A esperança de chegar às quartas de final aumentava à medida que os jogadores retomavam a posse de bola. No início do segundo tempo, Neymar fez com que todos soltassem o tão esperado grito de gol. Mas, ainda assim, a apreensão permanecia, pois com apenas um gol da seleção mexicana o jogo poderia  terminar na prorrogação ou ainda, nos pênaltis. E era isso o que se tentava evitar a todo tempo.

Foi no final jogo, aos 43 do segundo tempo que veio o segundo gol, feito por Roberto Firmino. Com o placar de 2 x 0, todos os torcedores respiraram aliviados, tendo a fé e esperança na chegada do hexa, mais uma vez renovadas.

Contudo, engana-se quem pensa que o Parque do Povo, em dia de jogo do Brasil, é ponto de encontro apenas de torcedores. Embaixo da Pirâmide, ícone da cidade, trabalhadores de dentro e de fora do quartel general do forró se mesclam ao verde e amarelo dos visitantes que escolheram o local para assistir à partida.

Revista minuciosa

Revista minuciosa

Logo na entrada, somos avisados que a revista para o evento é padrão. Segundo Carlos Gomes, 28, um dos seguranças responsáveis pelo portão em frente à Pirâmide, a ordem é clara e visa a segurança de todos. “Como somos o único local de acesso ao interior do Parque do Povo, temos que revistar todos aqueles que entram para que não haja problemas no futuro. Até agora, tudo tranquilo. Segurança em primeiro lugar”, avisa enquanto reveza com o colega para assistir ao jogo e continuar seu trabalho.

Diferente de Carlos, Francinaldo de Andrade, 42, vendedor de algodão-doce, caminhava pela torcida brasileira, enquanto, nas pausas do trabalho tocava sua vuvuzela e vibrava ativamente. Entre as vendas, o ambulante conseguiu trocar algumas palavras com a equipe de reportagem sobre a expectativa pela partida: “Venho sempre que mostram o jogo. Assisto o nosso time no campo e ainda vendo bem minha mercadoria aqui”. Apesar de achar o México uma seleção forte, Francinaldo é otimista quanto ao placar final. “Vai ser dois a zero, olhe o que eu tô dizendo!”, afirma confiante.

Adoçando a esperança

Adoçando a esperança

Vindo do Pará para um treinamento da empresa que trabalha, Márcio Brenner, 23, que está na cidade há uma semana, escolheu o Parque do Povo para assistir o embate por indicação de colegas de trabalho e não se arrepende. “Gostei do local porque podemos sentir a vibração de todo mundo que está aqui em prol da nossa seleção canarinho. O jogo está muito bom, mas é difícil para o Brasil. Espero que melhore no segundo tempo”, falou. E não é que ele estava certo?! Voltando com ânimo diferenciado, o time brasileiro guerreou os últimos 45 minutos e conseguiu emplacar dois gols na defesa mexicana, para a felicidade dos que observavam a atuação do caldeirão fervilhante que virou a Pirâmide.

Trabalhando na limpeza do local, Joelma Ferreira, 39, acredita que o grupo brasileiro é favorito na competição. Segundo ela, os trabalhadores de serviços gerais são liberados para estar como telespectadores da Pirâmide junto aos visitantes, mas depois, voltam às atividades. “Podemos ver e torcer como todo mundo que vem. Aliás, noto que cada vez mais tem pessoas comparecendo ao Parque do Povo em dias como este para desejar a vitória do nosso país, e hoje vencemos mais uma vez. Pode vir qualquer um, estaremos prontos!”, relata antes de retornar a função junto aos outros cinquenta servidores contratados para deixar o quartel general pronto para as circulação de pessoas logo mais à noite.

Forró anima torcida

Forró anima torcida

É com um misto de emoções que a torcida brasileira segue almejando o avanço da seleção, cuja principal responsabilidade é representar os 200 milhões de habitantes deste país repleto de cor, alegria, samba, diversidade, e muito, mas muito talento no futebol.

Agora, com a classificação do Brasil para as quartas de final o torcedor é só alegria. Ao fim da partida, a comemoração foi ao som das vuvuzelas, e claro, do tradicional trio de forró, presente em todas as transmissões na Pirâmide do Parque do Povo.

 Fiquem de olho nas mídias sociais do Repórter Junino, que iremos cobrir o jogo das quartas de final contra a Bélgica, próxima sexta, 06 de julho. Aqui, você fica antenado em tudo que acontece no São João e nos eventos paralelos durante todos os trinta dias de festa. Até o próximo jogo!

Comentários