Festival de cultura popular segue nesta quinta (20)

Campina Grande, 20 de junho de 2013

A PROGRAMAÇÃO DESTA QUINTA (20) FOI ADIADA PARA A SEXTA-FEIRA NO MESMO HORÁRIO, DEVIDO A “MARCHA PELO PASSE LIVRE” REALIZADA EM CG. 

Prossegue hoje (20) com encerramento previsto para esta sexta-feira (21) no Teatro Municipal Severino Cabral, o I Festival de Sanfonas, Violas e Poesias. Com o objetivo de exaltar as mais autênticas manifestações da cultura popular nordestina, o evento apresenta uma programação composta por repentistas, emboladores de coco, declamadores e aboiadores, trazendo para o palco do teatro, alguns dos grandes nomes de cada um destes segmentos culturais.

Para hoje, dentre as atrações previstas estão Duduta e Seu Regional (PB), as duplas de repentistas Afonso Pequeno e Lázaro Pessoa (PE),
Gilmar de Oliveira (PB) e Cícero Justino (CE) e o declamador Zé de Cazuza (PB) (ver a programação na íntegra mais abaixo).

O I Festival de Sanfonas, Violas e Poesias foi aberto no dia 13 de junho e prosseguiu até o dia 15 e será retomado hoje. Além das apresentações no palco, o evento também conta com exposições do cordelista Manoel Monteiro, do cartunista Fred Ozanan e dos trabalhos dos repentistas e declamadores que se apresentam no festival.

Ao avaliar a importância desta iniciativa para o município de Campina Grande, o articulador do evento e vereador Lula Cabral (PRB) afirmou que esta é uma oportunidade de apresentar a todos uma cultura genuinamente nordestina. O Festival é promovido pelo a Secretaria de Cultura de Campina Grande e apresentado por Ferlizardo Moura.

As apresentações se iniciam a partir das 18h45 e prometem seduzir a plateia presente através da arte e talento deste que são os mais legítimos representantes da cultura popular nordestina, abrilhantando a programação do ‘Maior São João do Mundo’.

PROGRAMAÇÃO

Dia 20/06
18h45min – Duduta e Seu Regional (PB)
19h30min – Repentistas Afonso Pequeno e Lazaro Pessoa (PE)
19h45min – Repentistas Gilmar de Oliveira (PB) e Cicero Justino (CE)
20h – Declamador Zé de Cazuza (PB)
20h15min – Repentistas João Paraibano (PB) e Sebastião Dias (RN)
20h30min – Repentistas Sebastião da Silva e Moacir Laurentino (PB)
20h45min – Vates e Violas (PB)

Dia 21/06
18h45min – Duduta e Seu Regional (PB)
19h30min – Vates e Violas (PB)
20h15min – Declamador Zelito Nunes (PB)
20h30min – Repentistas Ivanildo Vila Nova e Zé Cardozo (PB)
20h45min – Declamador Luiz Homero (PB)
21h – Encerramento com Biliu de Campina e Fumo no Pilão (PB)

Confira as fotos da primeira noite do Festival. 

Fotos: Fernando Firmino
Edição: Felipe Valentim
 

Comentários