Nova tendência de mercado: FOOD TRUCKS. Uma forma de unir a tradição ao inovador

Campina Grande, 13 de junho de 2017  ·  Escrito por Andreza Ewelyn e Calina Araújo  ·  Editado por Valtyennya Pires  ·  Fotos de Kermelly Kelly

 

point do caldinho

Food Trucks, traduzido do inglês significa “Caminhão de Comida”. São lanchonetes em quatro rodas que oferecem as melhores opções da gastronomia de forma rápida e acessível. Porém, vale lembrar que esse hábito de vender comidas nas ruas é antigo, mas só agora retornou com uma nova roupagem. Surgindo da necessidade de Chefs desejando obter lucros e viver um momento de expansão de seus negócios, resolveram então levar comidas (que geralmente só eram encontradas em restaurantes), de uma forma inovadora e por um preço reduzido para a população, além de não precisar pagar por um local fixo, facilita assim a busca por uma clientela.

Em Campina Grande esse comércio ganhou destaque nos últimos anos. Conseguimos achar uma variedade de food trucks em alguns pontos da nossa cidade, como o Tropeiros Food Park, localizado próximo ao Parque do Povo, além da Vila Gastrô, localizada próximo ao Parque da Criança. Ao chegar nestes locais, notamos que há uma preocupação de seus organizadores desde a sua ornamentação, que vai de bandeirolas a balões no teto, até a escolha de suas músicas ambientes, quando não se tem um trio de forró tocando no local. A ideia é que os campinenses e os turistas possam degustar de uma boa e diversificada comida enquanto curtem um forró, assistindo as apresentações de quadrilhas e trios de forró tipicamente nordestino.

E por vivermos na cidade do Maior São João do Mundo, sabemos que a demanda de turistas aumenta nesta época do ano; mas o que esses comerciantes estão fazendo para se adaptar ao São João?! Pensando nisso foi criada uma Vila que funciona apenas na época junina, a Vila Junina, a mesma abre espaço para o comércio deste empreendimento inovador durante as festividades da cidade. Não só ela, mas os outros locais que possuem food trucks funcionando, estão unindo tradição com comércio e aproveitam para usar estratégias para ganhar cada vez mais mercado.

Barraquinha do Seu Spetito

Barraquinha do Seu Spetito

Em conversa com a comerciante Dávila Fonseca, dona do “Seu Spetito’ que fica na Villa Gastrô, relata que montou o food para conseguir uma renda extra e atrair a clientela com a diversidade do seu cardápio de espetinho, que traz a qualidade da comida de um restaurante para o consumidor em um ambiente mais acolhedor. “Queremos que os turistas conheçam nosso trabalho e conheça a culinária que temos”, diz ela ao ser perguntada sobre sua expectativa para época do São João, e ainda afirma, “os que experimentaram, gostaram bastante.”

Ao chegar no Tropeiros Food Park, somos recebidos por um trio de forró animado e um lugar em especial nos chama atenção, um Food Truck vendendo algo típico encontrado no São João, os caldinhos, dentre os sabores encontramos o “Caldinho de Quenga”, onde tinha alguns clientes pedindo. Resolvemos então conversar com o dono, Derlei Santos, que explana: “temos os melhores caldinhos, o mais procurado é o nosso caldo de quenga que é o que mais o pessoal gosta”. Ao ser perguntado como está sendo sua experiência neste novo ramo, ele nos conta com alegria, “experiência ótima e a expectativa é melhor ainda nesse São João, pois esperamos melhorar ainda mais as vendas.”

Já a  Vila Junina ganhou um novo espaço este ano, mas já trazia a variedade de food trucks nas outras edições. O Ronaldo Bando, dono do “Empório da Coxinha”, veio de João Pessoa para mais um ano de São João. Animado com a expansão da vila, ele diz que é importante a diferenciação de comidas nas festas juninas. Ele e mais alguns donos de Food Trucks vieram da capital especialmente para fazer parte da Vila, “ano passado foi uma experiência muita bacana, as pessoas gostaram muito”. Em seu estabelecimento você pode encontrar brigadeiros e coxinhas gourmet de vários sabores; um que nos chama atenção é a coxinha de massa de macaxeira com carne de sol e queijo coalho, uma estratégia pensada para unir a tradição ao inovador. Por fim Ronaldo ainda nos conta que o lucro é sempre bom, “vem gente de tudo que é lugar comer aqui, não sabemos se a maioria é turista ou não, mas sei que gostam da comida”.

Espaço da Vila Junina

Espaço da Vila Junina

Se interessou por essa novidade na nossa cidade e a diversidade de comida nesse São João?! Então visite um desses lugares que estão abertos todos os dias no período da noite, sempre com atrações musicais para acompanhar o apetite dos clientes durante o período junino. Para mais informações sobre as programações dos locais, visite o instagram dos estabelecimentos: @vilajunina, @tropeirosfoodpark e @villagastroespacogastronomico.

Comentários