Emoção e tradição no ritmo do forró

Campina Grande, 13 de junho de 2013

Há mais de sete anos, a quadrilha junina “Tradição da Serra” vem emocionando e alegrando as pessoas por onde passa. Desde que foi criada, a quadrilha vem mostrando a beleza de um trabalho feito por jovens que conservam as tradições e emoções da cultura nordestina e do autêntico forró.

Desde setembro de 2012 a “Tradição da Serra” vem se preparando para se apresentar. O coordenador da quadrilha Rafael Sousa destacou a emoção de competir e das amizades que são feitas nesse período de preparativos, destacando o vinculo familiar com os quadrilheiros (Pessoas dançam quadrilha junina). Perguntado sobre a organização para esse ano ele afirmou: “o tempo estar sendo favorável, os ensaios estão a todo vapor e o figurino já está quase pronto”, declarou.

A falta de patrocínio é uma das grandes dificuldades para organização de toda estrutura. Cada integrante tem que custear as suas roupas e os materiais que são utilizados durante as apresentações. Os outros gastos ficam por conta dos coordenadores. Este ano serão investidos cerca de trinta mil reais, dentre tecidos, sapatos, trio de forró e outros utensílios que fazem parte da armadura da quadrilha. Para minimizar as despesas os quadrilheiros promovem festas e bingos na comunidade para arrecadar dinheiro.

A quadrilheira Helem Caroline destaca a emoção de estar mais um ano participando da quadrilha. “A satisfação é o principal pagamento que eu poderia receber em troca, agente gosta de estar aqui mostrando a tradição”, afirmou Helem.

Ao longo desses sete anos, a “Tradição da Serra” foi campeã de Campina Grande em 2009 e conquistou o paraibano em 2010. Para o coordenador, a felicidade está no fato de todos os anos formar o grupo e ver a exibição de tudo aquilo que foi ensaiado, “apesar de todas as dificuldades a quadrilha sai linda, representando a Paraíba por onde passa, e aonde vamos fazemos bonito e bem feito”, enfatiza Rafael.

Editado por Elisvan Borges 

Comentários