“Gente Nossa” é apresentado aos alunos de escola municipal em CG

Campina Grande, 4 de junho de 2015  ·  Escrito por Victor Posse e Ana Cristina Silva  ·  Fotos de Ana Cristina Silva

Nesta última terça-feira (02/06), aconteceu na Escola de Ensino Fundamental Roberto Simonsen, localizada no bairro São José, a oficina sobre rádio na web, ministrada pela professora Goretti Sampaio na qual foi apresentado o projeto Gente Nossa que está em sua 4º edição. O intuito do projeto é valorizar a cultura popular através de entrevistas realizadas com personalidades paraibanas, assim constuirndo a memória desses que cantam e decantam a nossa cultura, e tudo isso é disseminado através de uma plataforma multimidiática, hospedada no site do projeto Repórter Junino, tendo ainda caráter educomunicativo.

A diretora da escola, Luciene Vasconcelos , nos fala sobre a importância da oficina realizada

Ambos os projetos são realizados pelo Departamento de Curso de Comunicação Social (DECOM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e envolve professores e alunos na cobertura dos festejos juninos que acontecem neste mês de junho em nosso nordeste. Pelo Gente Nossa já passaram artistas como, por exemplo, Amazam, Jessier Quirino, Astier Basílio, Os Três do Nordeste, dentre outros. O projeto foi apresentado às turmas do 5º ano “A” e “B” da Escola Municipal Roberto Simonsen por meio de recursos audiovisuais proporcionados pela própria instituição, mas antes de apresentá-lo houve a contextualização da história do rádio no Brasil e ainda as imbricações concerentes ao rádio na web. Os alunos puderam interagir esclarecendo suas dúvidas e expondo suas opiniões sobre as possibilidades promovidas por essa ambiência digital via web na qual o rádio contemporâneo se hospeda. Segundo a Professora do 5º ano “B”, Lígia Michele Alves Rodrigues o vínculo promovido através das oficinas do FOLKCOM estabelece a relação entre instituições de ensino superior e escolas da rede pública, assim rompendo fronterias perante elas e ainda ressalta a relevância do projeto coordenado pela Professora Goretti Sampaio. “É de extrema importância, pois oportuniza aos nossos alunos a se aproximarem desse mundo universitário, porque para eles parece ser algo muito distante, além do projeto ser muito rico de trazer a valorização dos nossos artistas.

Amz9QmoJeNvfuRqdNfTPILJ0FlexpT5wdjZ1kOPcgEjd

Na oficina os alunos da escola Roberto Simonsen interagem junto à Professora Goretti Sampaio

Esse trabalho nas escolas públicas é um resgate da nossa Cultura”, afirma. Com relação à temática da oficina, sobre o uso das novas tecnologias no âmbito escolar, a professora enxerga o Gente Nossa enquanto uma proposta que visa ir para além dos conteúdos oferecidos pela rede mundial de computadores. “Hoje a tecnologias é um fato. Até os alunos que não tem tanto poder aquisitivo, conseguem através das lan houses, de celulares, etc. ter acesso a essas mídias, inclusive às próprias escolas através dos laboratórios, de forma direcionada.

Já a Diretora da escola, a qual a oficina foi realizada, Luciene Vasconcelos, reforçou a parceria que se mantém com as instituições de ensino superior e parabenizou a organização do FOLKCOM, expressando grande satisfação em poder proporcionar ao alunado eventos como esse. “É uma relação que fortalece muito a escola, como também o conhecimento do nosso alunado”. Luciene expressa certa indignação quanto ao que se refere à ausênsia de abordagens como essa realizada na oficina e tece uma crítica social a isto. “O país tem de ter Cultura. Se a gente não trabalhar a cultura, não resgatar os valores, como vamos construir um cidadão crítico? Como vamos construir um cidadão consciente se não trabalhar a cultura? Tem que ao menos conhecer a cultura do seu município do seu estado”, desabafa. Ao que se concerne ao trabalho pedagógico da escola no âmbito da cultura paraibana, Luciene nos conta ainda que no ano passado chegou a trabalhar com os alunos o tema dos 150 anos de Campina Grande em uma Mostra, focado cultura e os artistas da terra.
A ministrante dessa oficina, a professora Goretti Sampaio, que também é coordenadora do Gente Nossa, revive lembranças do tempo de infância ao retornar à escola a qual estudou, agora na condição de professora universitária estando à frente de um projeto de tamanha relevância. “O destino nos reserva muitas surpresas e as vezes surpresas boas e esta foi uma delas. Quando eu recebi o convite para ministrar essa oficina eu não sabia que era na escola Roberto Simonsen, o antigo SESI, depois quando eu verifiquei, então eu fiquei extremamente feliz. Do ponto de vista do saudosismo, eu busquei nas minhas lembranças, as poucas lembranças de uma infância feliz, então foi muito gratificante e mais gratificante ainda é poder compartilhar conhecimentos com meninos, pré-adolescentes dando relatos da minha experiência de vida e propondo construções de compreensões no âmbito da nossa Cultura. Então foi uma experiência extremamente rica tanto do ponto de vida pessoal como do ponto de vista acadêmico”, relata a professora com bastante emoção. Ao que tange a apresentação do projeto e das novas (re)configurações do rádio via web no contexto cultural e da valorização dos artistas da nossa terra ela reforça que foi de suma relevância tanto para ela, enquanto pesquisadora, como para os alunos que foram bastante receptivos ao receber a oficina. “Trabalhar as dimensões da cultura popular tomando o rádio como fio condutor, mas especificamente o rádio na web e propor que esses meninos comecem a pensar nestas possibilidades, para nós pesquisadores já é uma sensação de dever cumprido e a experiência nos disse isso nesta oficina, na qual os meninos interagira dentro de uma linguagem compatível com o que nós estamos vivendo dentro das questões das mídias digitais. Eles demonstraram ser antenados e também receptivos”, disse.

Comentários