Músico, compositor, professor e um disseminador da autêntica música nordestina, Edglei de Oliveira de Assis traz em sua linhagem familiar o dom e o amor pela Sanfona. Filho de Francisca de Oliveira e Edmar Miguel, cujo sobrenome deu origem ao nome artístico, Edglei Miguel, o músico nasceu em Campina Grande e desde então permanece até hoje na Rainha da Borborema.
Tecnólogo em Radiologia por formação, além de trabalhar no meio musical, Edglei presta serviços na Fundação Assistencial da Paraíba (FAP) em Campina Grande, e é professor de Sanfona na Escola A Sanfonada. Segundo ele, o trabalho com a música acontece principalmente em sala de aula onde ensina aos amantes da sanfona a arte de tocá-la e assim aperfeiçoar suas habilidades junto ao instrumento que é símbolo da cultura nordestina. No palco, apenas apresenta-se no período junino, que vai de maio à julho. Como sanfoneiro recebeu vários prêmios em festivais que participou. Dentre eles o Festival Internacional de Acordeom no qual esteve por duas vezes, competindo com sanfoneiros de todo o mundo, conquistando a décima e sexta posição respectivamente. Com a escola de Sanfona recebeu duas premiações, uma foi o certificado da empresa italiana Scandalli de reconhecimento à escola, e outra que foi a Encomenda de Honra ao Mérito da Associação Brasileira dos Acordeonistas.
Os maiores sucessos da sua carreira como compositor e intérprete são as músicas “Pra que Chorar?” e “Bote eu no colo”. Sobre os artistas que fizeram e fazem parte da vida dele, Edglei demonstra muita admiração. “Sempre ídolos, sempre, sempre os mesmos”, diz. Sivuca, Luiz Gonzaga e Dominguinhos são por ele citados como inspiradores e ícones da música nordestina, o forró.
Além das atividades que desenvolve ele também é apresentador do Programa São João da Panorâmica, realizado durante os festejos juninos, pela rádio Panorâmica FM, voltado para a valorização da música nordestina e ao Maior São João do Mundo, “que não é só o Parque do Povo, tem Campestre, Galante, Vila do Artesão”, afirma Edglei.
Projeto A Sanfonada
A Sanfonada é um projeto que mantém parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e configura-se como a escola mais premiada do Brasil. O curso de sanfona conta com 60 alunos sendo uma idealização do sanfoneiro Edglei Miguel que desde o ano de 2014 iniciou essa empreitada com o intuito de suprir a demanda de Sanfoneiros da cidade de Campina Grande – PB. “Você tem que se doar para o instrumento, ele não vai se doar para você”, diz Edglei Miguel quando refere-se à dedicação que a Sanfona exige de quem decide adotá-la como instrumento musical.