ESPECIAL: Edglei Miguel: o mestre da sanfona

Campina Grande, 24 de junho de 2015  ·  Escrito por Ariana Barbosa  ·  Editado por Victor Posse  ·  Fotos de Amanda Freire e Ana Carolina Santos

Músico, compositor, professor e um disseminador da autêntica música nordestina, Edglei de Oliveira de Assis traz em sua linhagem familiar o dom e o amor pela Sanfona. Filho de Francisca de Oliveira e Edmar Miguel, cujo sobrenome deu origem ao nome artístico, Edglei Miguel, o músico nasceu em Campina Grande e desde então permanece até hoje na Rainha da Borborema.

IMG-20150623-WA0046

Ao “Gente Nossa”, Edglei Miguel expõe sua história e detalhes da carreira como sanfoneiro e compositor

Tecnólogo em Radiologia por formação, além de trabalhar no meio musical, Edglei presta serviços na Fundação Assistencial da Paraíba (FAP) em Campina Grande, e é professor de Sanfona na Escola A Sanfonada.  Segundo ele, o trabalho com a música acontece principalmente em sala de aula onde ensina aos amantes da sanfona a arte de tocá-la e assim aperfeiçoar suas habilidades junto ao instrumento que é símbolo da cultura nordestina. No palco, apenas apresenta-se no período junino, que vai de maio à julho. Como sanfoneiro recebeu vários prêmios em festivais que participou. Dentre eles o Festival Internacional de Acordeom no qual esteve por duas vezes, competindo com sanfoneiros de todo o mundo, conquistando a décima e sexta posição respectivamente. Com a escola de Sanfona recebeu duas premiações, uma foi o certificado da empresa italiana Scandalli de reconhecimento à escola, e outra que foi a Encomenda de Honra ao Mérito da Associação Brasileira dos Acordeonistas.

IMG-20150623-WA0027

O sanfoneiro não abre mão do instrumento o qual optou em tocar desde a infância

Os maiores sucessos da sua carreira como compositor e intérprete são as músicas “Pra que Chorar?” e “Bote eu no colo”. Sobre os artistas que fizeram e fazem parte da vida dele, Edglei demonstra muita admiração. “Sempre ídolos, sempre, sempre os mesmos”, diz. Sivuca, Luiz Gonzaga e Dominguinhos são por ele citados como inspiradores e ícones da música nordestina, o forró.

Além das atividades que desenvolve ele também é apresentador do Programa São João da Panorâmica, realizado durante os festejos juninos, pela rádio Panorâmica FM, voltado para a valorização da música nordestina e ao Maior São João do Mundo, “que não é só o Parque do Povo, tem Campestre, Galante, Vila do Artesão”, afirma Edglei.

Projeto A Sanfonada 

A Sanfonada é um projeto que mantém parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e configura-se como a escola mais premiada do Brasil. O curso de sanfona conta com 60 alunos sendo uma idealização do sanfoneiro Edglei Miguel que desde o ano de 2014 iniciou essa empreitada com o intuito de suprir a demanda de Sanfoneiros da cidade de Campina Grande – PB. “Você tem que se doar para o instrumento, ele não vai se doar para você”, diz Edglei Miguel quando refere-se à dedicação que a Sanfona exige de quem decide adotá-la como instrumento musical.

Comentários