O compositor que marcou o coração dos forrozeiros

Campina Grande, 24 de junho de 2016  ·  Escrito por Andrezza Azevedo  ·  Fotos de Wenderson Karlos e Robério Alves
100_6977

A composição mais famosa de João Oliveira é “Fora de Mim”, garavada pela banda Magníficos

O cantor e compositor paraibano João Oliveira nasceu em Campina Grande, em 20 de outubro de 1964, é filho de José Oliveira Albuquerque e Maria Expedita Oliveira Albuquerque e começou a cantar e tocar na noite, em bailes e barzinhos. Desde então, ele dedica sua vida a cantar e compor canções que viraram sucessos e seguem intactas na memória dos amantes da música romântica.

O artista tem a música como base e está, desde o início de sua carreira, envolvido com canções que falam sobre corações apaixonado. A curiosidade de João pela música começou em casa, vendo seus irmãos tocarem pagode em reuniões de amigos e sua carreira profissional teve início aos 20 anos. Também se considera eclético e toca vários gêneros de música em suas apresentações.

São 16 CD’s gravados, um LP e mais de 200 músicas interpretadas por grandes artistas, como Forró do Muído e Banda Cascavel. A composição de maior sucesso do artista é “Fora de Mim”, gravada pela banda Magníficos. João vive apenas da música e seu maior ídolo da cultura nordestina é o cantor Flávio José. Ele considera que é muito bom trabalhar com o que gosta e que, se não amasse o que faz, já teria desistido.

quadros1

João Oliveira foi um dos homenageados da edição 2016 do Gente Nossa UEPB

João sempre faz menção ao seu amigo e humorista Shaolin, falecido no início deste ano. Ele destaca que Shaolin era uma pessoa humilde, que sabia animar qualquer ambiente e que o apoiava em sua trajetória artística. “Nós éramos carne e unha”, disse.

Tendo a música como profissão, João acredita que compor canções é um dom e que existem muitos bons compositores que não foram descobertos. Além de interpretar suas músicas nos palcos de grandes festivais, João segue sua carreira encantando o público e cantando grandes sucessos que ficaram marcados nas vozes de artistas nordestinos.

 

Click no link para ver a reportagem multimídia completa sobre João Oliveira

“Gente Nossa” apresenta: João Oliveira

Comentários